Carol Menezes
Há 41 anos, o desafio era fazer caber um mundo de notícias dentro de algumas dezenas de páginas de jornal. Em 2023, com a internet totalmente inserida na rotina da população, a missão é garantir acesso ao que acontece no Pará, no Brasil e no mundo de qualquer lugar, e de qualquer plataforma.
Ao longo de sua trajetória, o DIÁRIO DO PARÁ incorporou as mudanças tecnológicas de olho da comodidade do leitor e do mercado publicitário. A edição eletrônica do jornal por exemplo, que pode ser acessada gratuitamente seja pelo telefone celular, seja do notebook ou do desktop, faz parte do dia a dia de milhões de internautas e chega a ter mais de 2,5 milhões de visualizações por mês.
Em 2022, mais uma novidade veio para deixar o leitor ainda mais por dentro das informações e em tempo real: o site do DIÁRIO (diariodopara.dol.com.br) – é atualizado inúmeras vezes por dia, e acaba se tornando um complemento à edição impressa, já que acaba, naturalmente, contendo ainda mais notícias, dependendo do que for ocorrendo até a impressão da edição do dia seguinte.
“O site do DIÁRIO completa agora em agosto um ano de criação, e com o desafio de levar para a internet tudo, em tempo real, o que acontece principalmente no Pará, com a mesma pegada que levou o DIÁRIO a se consolidar como o jornal mais lido e confiável do Norte ao longo de 41 anos. E agora, com possibilidades quase infinitas, e várias editorias que não estão no impresso, e que já causam um engajamento muito satisfatório junto aos nossos novos leitores mundo afora. É só o início e estamos muito otimistas com esse projeto”, afirma o diretor de redação do DIÁRIO DO PARÁ, Clayton Matos.
Lançado em 22 de agosto de 2022, o site do DIÁRIO teve, até ao final do ano de 2022, 455 mil acessos e em 2023, o site já alcançou 3,9 milhões de acessos, um crescimento de 759% em relação ao ano passado.
Assim, em seu primeiro ano, o DIÁRIO DO PARÁ chega a quase 4,5 milhões de acessos.
Assim como a edição eletrônica do DIÁRIO, o site também é inteiramente gratuito. “É a extensão do DIÁRIO DO PARÁ, e nesse ambiente, é bom ressaltar, o leitor poderá também conferir gratuitamente a edição completa do jornal daquele dia. É um mundo novo para o DIÁRIO e estamos descobrindo diversas possibilidades de alcance a partir da publicação de conteúdos com a credibilidade que virou a marca registrada do impresso”, finaliza Matos.