Com mais de cinco milhões de usuários e cerca de 12 milhões de visualizações de suas páginas, o DIÁRIO DO PARÁ entrou em sua era digital em agosto de 2022, acompanhando a tendência mundial, crescente a cada ano. O aumento de acessos, considerando somente os primeiros meses de 2024 é de mais de 100%.
O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. A partir da implantação do jornalismo na web ocorreu um novo segmento expansivo do meio informativo, o denominado webjornalismo, onde a atualização das notícias pode ocorrer ininterruptamente. Já não é preciso esperar o jornal ou o horário do noticiário televisivo ou radiofônico para saber os principais acontecimentos do dia.
E o DIÁRIO acompanha essa tendência sem abrir mão da qualidade das informações em sua versão digital. O conteúdo com a credibilidade de sempre, que pontuou a trajetória do jornal ao longo de quatro décadas, partiu também para a internet. Hoje, o DIÁRIO é um dos sites mais visitados do Norte do País, mesmo com pouco tempo de existência.
E na semana em que completa 42 anos de fundação foi lançado um novo portal, com uma excelente navegabilidade, novas editorias, um novo aspecto visual e funcional para atender o público que consome notícias pela internet com a velocidade que ela exige, mas também com a informação completa que o leitor já está habituado a ver na versão impressa do DIÁRIO.
“Hoje podemos encontrar conteúdo na internet a um clique, e os modelos tradicionais de comunicação precisaram se adaptar para acompanhar os hábitos de consumo da sociedade, mas sem perder a essência”, completa o diretor. Ainda segundo Matos, os veículos impressos que entenderam que o grande patrimônio deles era a marca, ou seja, a relevância daquele conteúdo, daquele time de jornalistas, com boas notícias e notícias relevantes, conseguiram mudar para o mundo digital e sobrevivem.
O Brasil lidera o consumo de notícias online na América Latina. Cerca de 96% da população consome conteúdos jornalísticos em seus dispositivos, mostrando que o Brasil está acima da média global que é de 90%. “E o DIÁRIO, que sempre se destacou por sua característica vanguardista, entrou na era digital oferecendo aos leitores que acessam on line o conteúdo integral do jornal impresso, tendo sido um dos primeiros veículos de comunicação nacionais a fazer essa migração do jornal impresso para as telas”, destaca Clayton Matos. Para isso, basta acessar o menu do novo portal, onde estão disponíveis, entre outras informações, o link para a edição eletrônica.