
Produtores rurais de Ananindeua e Marituba voltam a contar com o Sindicato Rural dos Municípios, reaberto neste fim de semana com uma nova diretoria. A gestão, que seguirá até 2029, promete ampliar o número de associados de 60 para, no mínimo, 200 pessoas, além de fortalecer os serviços voltados à comunidade.
Durante a cerimônia de reabertura, foram oferecidos atendimentos de saúde e cidadania, como vacinação, consultas médicas, emissão de documentos e certidões. Também houve espaço para exposição de produtos agrícolas. A presidente do Sindicato, Patrícia Ferreira, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da produção rural. “Você não consegue produzir se não estiver bem. O Sindicato vem com essa pegada para que o produtor esteja bem e consiga produzir com qualidade”, afirmou.
Moradora da comunidade quilombola do Abacatal, a produtora Maria Santana Barbosa participou do evento expondo seus produtos e aproveitou para realizar o cadastro no Bolsa Família. “É bom somar junto aos trabalhadores rurais, precisamos dessa ajuda”, disse.
Apoio ao Desenvolvimento Rural
Além dos serviços de saúde e cidadania, a entidade pretende se consolidar como espaço de apoio ao desenvolvimento rural, oferecendo também orientação jurídica. A assessora jurídica Maria Augusta Cunha explicou que muitos produtores vivem em áreas afastadas e encontram dificuldades para acessar direitos básicos. “Agora, com o Sindicato, eles podem receber essa assistência e ter garantidos seus direitos”, reforçou.
A vice-presidente da instituição, Luzidene Bessa, ressaltou a proposta de aproximação com os trabalhadores. “Queremos estar próximos dos produtores e conhecer de perto sua realidade. Nossa Feira Segura será um espaço para que as mulheres possam trazer seus produtos e expandir seus negócios, seja na zona rural ou na cidade”, destacou.
Presença de Autoridades e Localização
A cerimônia contou com a presença de autoridades do setor rural e representantes dos municípios, entre eles o presidente da Faepa, Carlos Xavier; o deputado estadual Fábio Freitas; a diretora técnica do Sebrae Pará, Domingas Ribeiro e o representante da Prefeitura de Marituba, Eden Carvalho.
O Sindicato Rural de Ananindeua e Marituba funciona na Rua José Marcelino de Oliveira, número 780, em Ananindeua.