Entretenimento

Show Mundo Bita reúne centenas de famílias na Feira do Livro

Show Mundo Bita reúne centenas de famílias na Arena Amazônia, fechando o segundo dia da Feira do Livro. Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará
Show Mundo Bita reúne centenas de famílias na Arena Amazônia, fechando o segundo dia da Feira do Livro. Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará

Encerrando o domingo (10), dia das Vozes da Infância na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, o Show Mundo Bita levou centenas de famílias à Arena Amazônia, às 18h. Duas crianças tiveram a oportunidade de conhecer os personagens antes do show, Maria Helena, a representante das vozes da infância, e Daniel Flores, de 6 anos, uma criança autista que consome os diversos conteúdos do Mundo Bita desde os primeiros meses de vida.

“Para nós, é uma oportunidade única de ele ter um contato com o personagem que faz parte da vida dele desde os primeiros meses de vida e ainda faz parte do dia a dia, da criação e formação dele. Então, a gente fica muito feliz de ter essa oportunidade de ver pessoalmente, de realizar uma coisa que tá só no mundo da fantasia dele”, conta Amario Fernandes, pai de Daniel.

O Mundo Bita, um projeto pernambucano que surgiu quando os fundadores se tornaram pais e sentiram a necessidade de criar conteúdos inteligentes para famílias, alcançou prestígio internacional, recebeu diversas premiações e fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento e Caetano Veloso. As animações apresentam um universo baseado em conceitos como amizade, igualdade, amor à natureza, inclusão e solidariedade. O show musical e teatral apresentou as aventuras de Bita e sua turma, Lila, Dan e Tito, com o auxílio de um telão que exibiu animações para ajudar a contextualizar a história por trás de cada música. A apresentação também teve tradução para a língua brasileira de sinais, garantindo uma das formas de acessibilidade.

“O Bita é a melhor coisa que aconteceu pra gente em relação ao conteúdo. Nós percebemos que tem um cuidado, a impressão que eu tenho é de que é feito por quem é pai, com uma preocupação de quem é pai. Toca em temas relevantes de forma cuidadosa. Uma das primeiras músicas que a gente conheceu foi a das diferenças, que inclusive se aplica ao Daniel por conta do autismo. As músicas são envolventes, então a criança se envolve com aquilo ali e ao mesmo tempo recebe um conteúdo de verdade”, completa Amario.

O universo Bita já se expandiu para além da música. “Com o passar do tempo, o Mundo Bita se tornou uma iniciativa complexa, que cultiva diversas frentes de contato com o público. Na música, incentivamos o indivíduo a sentir os ritmos e compreender as letras. A cultura musical enriquece o repertório infantil e abre horizontes de compreensão”, pontua João Henrique Souza, roteirista do Show do Bita e sócio-fundador da Mr. Plot, estúdio de criação do Mundo Bita.

O show encerrou com o momento da selfie, quando os personagens convidaram as crianças e suas famílias a tirarem uma foto, todos juntos, com o grupo.