Pará

Sete municípios do Pará fazem aniversário nesta quarta (27)

Faro é uma das cidades que festejam aniversário de fundação. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Faro é uma das cidades que festejam aniversário de fundação. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Sete municípios paraenses fazem aniversário neste dia 27. Com uma população de 21.092 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, São Domingos do Araguaia completa 32 anos de emancipação política.

A história do município de São Domingos do Araguaia teve início com a chegada do lavrador piauiense Serafim Canário da Silva, no ano de 1952. A partir do ano de 1953 outras famílias começaram a chegar e se estabelecer próximo ao local onde habitava o lavrador piauiense. Por um período o povoado cresceu e ficou conhecido por “Centro das Latas”, por terem sido encontradas várias latas de querosene junto aos pés de mangueiras existente na área.

O nome “São Domingos” surgiu em 1955, em homenagem ao primeiro padre que celebrou missa no local. São Domingos de Gusmão foi escolhido padroeiro da localidade, que passou a chamar-se “São Domingos das Latas”.

A Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Assentamento Pedra de Amolar – APPPA – que tem sede na Zona Rural de São Domingos do Araguaia já declarada Utilidade Pública para o Estado do Pará, por meio da Lei n° 9.605 publicada no Diário Oficial do Estado do Pará do dia 02/06/2022. O reconhecimento se deu pelos serviços que a Associação presta em sua área de atuação. O autor é o deputado Dirceu Tem Caten (PT).

O destaque histórico do município de São Domingos do Araguaia foi a “Guerrilha do Araguaia”, luta armada iniciada pelos militares do Partido Comunista do Brasil contra o regime militar e sufocada entre 1972 e 1974 pelo Exército. Houve na época morte e desaparecimento de moradores, a exemplo do que aconteceu com os grupos de guerrilheiros civis que se instalaram em vários povoados, com Bom Jesus e Vila Metade, onde se apresentavam como agricultores ou comerciantes.

Os militares praticaram atos de violência contra a população, guardados na memória dos moradores mais antigos. Somente com a reabertura democrática é que a população nacional tomou conhecimento desses fatos, mesmo assim, superficialmente.

Com o rápido crescimento e desenvolvimento do distrito começou haver reivindicações pela autonomia política já que a localidade abrigava a maioria dos comerciantes e produtores de São João do Araguaia. Em 1991 foi realizado o plebiscito para emancipação do município tendo 99,5% dos votantes apoiado esse movimento, que se concretizou no mesmo ano. A área do município de São Domingos do Araguaia foi desmembrada do município de São João do Araguaia.

Outros quatro municípios também completam 32 anos: Abel Figueredo, pequena cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pela alta regularidade das vendas no ano.  A população da cidade de Abel Figueiredo chegou a 7.030 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 3,69% em comparação com o Censo de 2010, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2022.

Cumaru do NorteFoto: Divulgação (AID/Alepa)

Cumaru do Norte, fica a 749 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará. Foi criado em 1991 e nasceu em torno de um garimpo, que surgiu na década de 80. Atraídos pela descoberta de ouro em uma fazenda, dezenas de homens vindos de várias partes do Estado e de outras regiões do País começaram a se fixar na região. A atividade garimpeira cresceu e a área onde hoje fica Cumaru do Norte ganhou uma pista de pouso e decolagem de táxis aéreos. Cumaruense ou cumaru-nortense é quem nasce no município. A população da cidade de Cumaru do Norte (PA) chegou a 14.036 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 34,11% em comparação com o Censo de 2010. A referência é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2022.

Terra AltaFoto: Marco Santo (AID/Alepa)

Terra Alta é um município do Nordeste do estado do Pará, 94 km de distância de Belém. O município foi criado pela Lei nº 5.709/1991, sancionada pelo governador Jader Barbalho. O pequeno município de Terra Alta nasceu às margens do Braço Esquerdo do Rio Marapanim. Era núcleo de famílias comerciantes que ocuparam as margens do rio. A população da cidade de Terra Alta chegou a 10.400 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 1,34% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados são do IBGE, 2022. Os nascidos em Terra Alta são terra-altense.

Nova Esperança do PiriáFoto: Divulgação (AID/Alepa)

Nova Esperança do Piriá, da mesma forma está de aniversário. Por volta de 1970, a área ocupada pelo Município de Nova Esperança do Piriá era utilizada somente por caçadores. O acesso era difícil para quem se deslocava da sede do Município de Viseu, e para aqueles que porventura se dirigiam de Ourém, Capitão Poço e adjacências. A partir daquele ano, as primeiras famílias começaram a se instalar na área, introduzindo a agricultura de subsistência (arroz, feijão e mandioca), o que deu início à Vila de Piriá. O município foi elevado pela categoria, por meio da lei estadual nº 5707/1991. Piriaense, são os nascidos em Novas Esperança do Piriá.

255 anos

Faro. Foto: Divulgação (AID/Alepa)

Com 255 anos, o município de Faro teve sua origem na aldeia indígena Jamundás que, à época era acompanhada pelos missionários da Congregação Capuchos da Piedade e ficava situada logo abaixo do rio Paratucu com o Nhamundá. O dia 27 de dezembro de 1769 é a data da instalação do município de Faro. A cultura local está presente na praia e na ilha da Culatra, na confecção de pratos com ingredientes locais ou ainda nas festas religiosas que todos os anos juntam centenas de pessoas. Suas principais atividades econômicas são o turismo, agropecuária e o comércio. 

São-joanense

São João da Ponta, 28 anos. A origem do município do nordeste paraense e a evolução histórica vem desde o ano de 1894 quando o senhor Casimiro Antônio Freitas pensou a possibilidade da fundação de um povoado à margem esquerda do rio Mocajuba. Na época, a área se encontrava sob a jurisdição do município de São Caetano de Odivelas. São João da Ponta surgiu da união entre o nome do santo de devoção local, São João Batista, a uma ponta de terra onde se instalaram os primeiros moradores. Teve sua emancipação política em 27 de dezembro de 1995.

Fonte: Alepa