Círio
Símbolo máximo da manifestação religiosa-sentimental do povo paraense, o Círio de Nazaré comove e resgata a força da fé e da devoção de todas as pessoas por ele impactadas. E não será diferente nesta quinta-feira (5), durante a tradicional celebração em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, promovida pela Alepa e que reuniu funcionários da Casa Legislativa, numa missa na Catedral, seguida de procissão pelas ruas da Cidade Velha. Encerrando a programação, uma sessão solene marcou a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Nossa Senhora de Nazaré”.
Inovação
A Assembleia Legislativa do Pará acaba de lançar o BOT, uma plataforma de mensagens desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados, em parceria com os setores da Casa, como o Departamento de Gestão de Pessoas, Protocolo, Assessoria Técnica e Didex. O BOT pode ser utilizado por meio do WhatsApp e possibilita aos servidores e ao público em geral maior transparência e facilidade aos recursos informados na plataforma. Ao lado das obras estruturantes, das ações de resgate e valorização da história do parlamento, o lançamento desta importante ferramenta marca a gestão do deputado Chicão, comprometida com a inovação administrativa da casa de leis.
Camarão
No ano em que o tradicional Festival do Camarão de Muaná chegou a sua 40ª edição, a Alepa aprovou a proposição que declarou a festividade, patrimônio cultural e de natureza material e imaterial do Estado do Pará. De autoria do deputado Adriano Coelho, o projeto reconhece e valoriza uma das maiores festas populares do arquipélago do Marajó, que movimenta a economia e o turismo do município.
Idoso
Envelhecer é um processo natural, porém, ocorre de maneira distinta entre as pessoas. Mesmo sendo natural, existem diversas modificações, que, gradativamente, vão demonstrando sinais de desgaste e dependências, requerendo alguns cuidados maiores, renúncias e adaptações, realidade muitas vezes ignorada pela família. Essa foi a temática da sessão especial em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, proposta pelo deputado Fábio Figueiras (PSB), no plenário Newton Miranda, na Alepa. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e órgãos estaduais.
Prevenção
A primeira semana de outubro, na Alepa, contou com depoimentos de todas as deputadas da Casa de Leis sobre a importância do Outubro Rosa. O mês foi instituído como forma de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chamando a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas. A vice-líder do governo na Casa, deputada Maria do Carmo, observou a necessidade de políticas públicas direcionadas às mulheres e que a campanha desempenha um papel crucial na conscientização sobre o câncer de mama e na promoção da saúde das mulheres.