Pará

Semana do Trânsito no Pará terá foco no respeito à vida

Programação do Detran será extensa e cheia de atividades educativas. Foto: Ascom/Detran
Programação do Detran será extensa e cheia de atividades educativas. Foto: Ascom/Detran

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) terá uma agenda intensa relacionada à Semana Nacional de Trânsito (SNT) durante todo o mês de setembro. Dentro da programação oficial, consta o lançamento das atividades nesta segunda-feira (18), em Belém, e no dia 20 em Santarém, oeste paraense. O foco deste ano é o respeito à vida e às leis de trânsito.

“Nessa Semana Nacional, vamos destacar de que forma o Detran trabalha para salvar vidas, seja levando ações educativas às vias e escolas, sinalizando as estradas, formando profissionais e também fiscalizando”, conta a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito é um evento anual, realizado entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro.

Programação

Dia 18 de setembro será realizada a abertura em Belém, com um Pit Stop na Av. Centenário, entre Julio Cezar e Rua da Yamada, no sentido de quem vai para Ananindeua. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e será aberta ao público em geral.

No dia 20 de setembro, será a vez de Santarém receber a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito do Detran. O endereço ainda não foi definido, mas a programação prevê entrega de certificados e ações educativas para motoristas e pedestres.

Já no dia 21 de setembro, uma mesa redonda sobre veículos elétricos será realizada no Detran em Belém, com palestrantes da área. A iniciativa visa discutir os benefícios dos veículos elétricos para o meio ambiente e para a mobilidade urbana, além de apresentar as tendências do mercado e as perspectivas futuras para a área.

No dia 22 de setembro, será realizado um workshop sobre educação e legislação de trânsito. O evento tem como objetivo capacitar agentes de trânsito, educadores e estudantes para que possam atuar de forma mais eficiente na conscientização da população sobre as normas de trânsito.

Durante o dia 22 também será realizado o lançamento do projeto Trânsito nas Escolas. A iniciativa tem como foco atuar de maneira lúdica e divertida os conceitos de trânsito, orientações gerais para segurança viária e orientações sobre os principais fatores de risco.

O objetivo é preparar alunos (crianças, adolescentes e jovens) para a adoção de comportamentos seguros no trânsito, seja hoje na condição de pedestres e passageiros, ou no futuro como condutores.

De 20 a 22, Abaetetuba, Capanema, Marabá e Santarém receberão, concomitantemente, o Seminário de Qualificação para Agentes de Operação e Fiscalização dos Órgãos Executivos Municipais de Trânsito. Em Belém, de 25 a 29, o seminário de qualificação será voltado aos agentes do Detran, em Belém.

Números

2,5 milhões
Atualmente o Estado do Pará conta com uma frota superior a 2.558.600 de veículos.

4,5%
Os trabalhos realizados pelo Detran vêm diminuindo a quantidade de mortes nas estradas estaduais, o número passou de 178 para 170, uma redução de 4,5%.