A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os órgãos do Sistema e parceiros, iniciaram, nesta sexta-feira (23), a segunda etapa da operação ‘Festas Seguras’ em mais de 40 localidades no Estado, com o objetivo de proporcionar tranquilidade e segurança na passagem do Natal.
A ação conta com um reforço de mais de 7 mil agentes de segurança que estão atuando, de forma integrada, durante todo o período da operação na Região Metropolitana e interior do estado. Um total de 700 viaturas e 460 motos também estão nas ruas, realizando as rondas policiais, além de 18 embarcações reforçando as ações de segurança nas áreas fluviais do Estado.
Esta segunda etapa concentra as ações nas principais praias e balneário do estado, com o intuito de assegurar um deslocamento seguro aos turistas que procuram os interiores nssa época do ano, em razão das festividades do final de ano. Em Salinopólis, nordeste paraense, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na praia do Atalaia para manter a prevenção e repressão à criminalidade.
No CICC em Salinópolis, na manhã desta sexta-feira foi realizado um briefing com representantes de todas as forças de segurança, onde foram destacdas as principais ações que serão reforçadas durante o final de semana. O secretário Adjunto de Gestão Operacional, em exercício, Luciano de Oliveira, frisou a importância da integração durante a realização dos planejamentos definidos.
“O Sistema Público de Segurança mais uma vez está atuando de forma preventiva e integrada para que o cometimento de crimes nesta época do ano seja coibido com eficácia. Muitas pessoas deslocam neste dia e aproveitam para passar as festas nos balneários, o que atrai a maior movimentação para essas localidades. Para isso, houve reforço de efetivo e definição das diretrizes, entre elas a questão da perturbação do sossego alheio por som automotivo, atenção nas linhas chilenas e fiscalização do fluxo de trânsito”, pontuou.
Estradas – Nas rodovias estaduais a fiscalização realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) da Polícia Militar fez o controle do trânsito e ordenamento na saída de veículos. Um dos pontos observados é a atenção na Lei Seca, que identifica e autua condutores que estejam dirigindo sob efeito de álcool.
‘FESTAS SEGURAS’
A primeira fase da operação deflagrada no dia 02 de dezembro, envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, sendo eles; as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, a exemplo, da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Fonte: Agência Pará