A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou, na tarde desta terça-feira (1), o balanço final da operação “Verão 2023”. A ação integrada com os demais órgãos de segurança do Estado, atuou em 90 localidades do Pará com o objetivo de garantir a segurança dos veranistas, com ações ostensivas e preventivas, nas principais praias e balneários no período das férias de julho.
“O grande desafio da operação deste ano era que tínhamos cinco finais de semana e um período que não há qualquer restrição decorrente da covid-19, com isso, organizamos um planejamento para que as forças de segurança tivessem com mais de 5 mil agentes trabalhando. Ao final de todo este período, conseguimos reduzir em 16%, em relação a julho passado, o número de crimes violentos, incluindo homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
O balanço da operação apresentou reduções nos índices da criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram consolidados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup.
Confira os índices de redução de acordo com os tipos de crimes
- Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) – redução de 16%
- Latrocínios – redução de 75%
- Roubos – redução de 15,06%
Esse ano, foram computados 125 caso de crimes violentos no Estado, aqueles que englobam homicídio latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Já em 2022, foram registrados 149. Quanto ao crime de latrocínio foi registrado um caso de latrocínio esse ano, enquanto que no ano de 2022 foram registrado quatro casos. Já em relação ao roubos, foram registrados 2.487 ocorrências esse ano e, em 2022, foram computados 2.928 casos.
“Nós conseguimos uma redução de 16% nos crimes violentos, quando comparados com os finais de semana do julho passado, e também uma redução que ultrapassa 15% no número de roubos, conseguimos orientar a população na saída e no retorno para sua casa nas estradas, nos balneários. Tivemos salvamentos realizados, inclusive, com a utilização do Graesp e do 190, em uma situação específica em Salinópolis. Instalamos 4 Centros Integrados de Comando e Controle em Salinas, Mosqueiro, Outeiro e Ajuruteua; que facilitaram a integração em fazer um atendimento mais rápido das ocorrências”, explicou.
Ainda de acordo com Uálame, a “avaliação é muito positiva não só na redução de 20% nos crimes violentos das taxas intencionais e também dos roubos em 15%, mas pelo funcionamento da integração dos órgãos e de podermos ter preservado vidas e orientado as pessoas a aproveitar as férias escolares e também o próximo verão amazônico,” analisou o titular da Segup.