Para cerca de 700 alunos da Região Metropolitana de Belém, a manhã deste sábado (17), foi uma oportunidade para revisar os conteúdos recorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio. Eles participaram do aulão preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que promove conhecimento a candidatos às provas do Enem, marcadas para os dias 13 e 20 de novembro próximo.
Quem fará o exame pela primeira vez é o jovem venezuelano Gabriel Chauran, de 18 anos, que frequenta a Escola Estadual Cordeiro de Farias. Há três anos morando em Belém, o estudante contou que não tinha noção das provas, mas que as pessoas lhe diziam ser algo difícil e ele decidiu se inteirar mais sobre o assunto.
“Como sou estrangeiro, aproveitei esta oportunidade para conhecer o Enem e, quem sabe, conseguir uma vaga em Biomedicina. O estudo tem sido algo bem tranquilo, no início, confesso que foi difícil por conta do idioma, mas agora está tudo certo. Ainda tenho dificuldade com a redação, porque é uma matéria nova, para nós, já que no meu país, a gente não tinha essa disciplina na escola”, disse Chauran.
Maria Augusta Cavalheiro, de 17 anos, frequenta a Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso e não perdeu o aulão. “Apesar de tirar um tempo para revisar os assuntos em casa, o aulão está sendo uma ótima oportunidade, até porque ainda sinto dificuldade na área de exatas. Fora isso, está tudo sob controle. Pretendo cursar Direito e estou bastante ansiosa para os dias das provas”, frisou.
Motivação
O desejo de cursar Nutrição e ser um exemplo para a família, é o que motiva Nataly Rosa Dias, de 39 anos, a encarar o exame pela quarta vez. Ela é casada e tem três filhos.
“Esse é o primeiro aulão que estou participando, tenho estudado em casa por meio do YouTube, assistindo videoaulas e também através da TV Cultura, já que diariamente passam conteúdos preparatórios e o intensivo aos sábados”, afirmou ela.
Itinerância
Além da capital paraense, a iniciativa ocorreu de forma simultânea nos municípios de Benevides, Concórdia do Pará, Marabá e Santa Izabel do Pará. Segundo o coordenador do Enem Pará Itinerante, Anderson Marques, o projeto já percorreu 21 municípios, sempre com a finalidade de ajudar os alunos para que tenham um bom desempenho nas provas.
“A nossa intenção é ajudar esses alunos com os principais tópicos, aqueles mais recorrentes nas provas do Enem, e em que apresentam maior dificuldade como matemática, redação e química. Nossos professores estão aqui para tentar desmistificar alguns conceitos, tentando melhorar o arcabouço teórico deles, para que possam ter um bom rendimento. Hoje, é o início de uma série de aulões que serão realizados até o dia 13 de novembro, para que os candidatos se preparem da melhor maneira possível”, disse o dirigente.
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a Seduc tem intensificado as ações com relação à preparação para o Enem. “Já foram criadas várias iniciativas por toda a Região Metropolitana, que atendem justamente nossos estudantes das escolas públicas, e no interior do estado não é diferente. Portanto, você, que é estudante, nos acompanhe, prepare-se, porque eu tenho certeza que são aprendizados fundamentais que vão somar com as aulas do seu dia a dia, na sua escola”, enfatizou.
A Seduc ressalta que toda a programação foi aberta para alunos da rede pública estadual, concluintes do Ensino Médio, e para quem já concluiu os estudos. No local, foram disponibilizados aos participantes materiais de estudos, dicas para um bom desempenho nas provas e orientações detalhadas por meio de especialistas nas áreas do conhecimento exigidas no exame.