DENÚNCIA

Secretário de Daniel Santos em Ananindeua é acusado de assédio e estupro

Fábio Montalvão, ex-secretário de Daniel Santos em Ananindeua, é denunciado por assédio sexual, ameaças e estupro contra babá que cuidava de seus filhos.

Reprodução
Reprodução

Candidato a vereador derrotado em Ananindeua pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o mesmo do prefeito Daniel Santos; e até ontem ocupando o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente do município, Fábio Rogério Moura Montalvão das Neves, 47, está sendo acusado de assédio sexual, ameaças e estupro. A denúncia foi formalizada através de Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) por uma mulher que trabalhou como babá para o secretário.

Fábio é pai de três filhos. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui curso incompleto de gestão empresarial pela Universidade da Amazônia (Unama), com especialização em Processo Civil e Direito Civil e em Direito Eleitoral, sendo doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.

Atua como advogado com ênfase nas áreas Eleitoral, Empresarial e Militar e iniciou sua vida profissional como office boy num escritório de advocacia em 1992, tendo atuado como representante comercial, corretor de imóveis, consultor e assessor jurídico, assessor de desembargador no TJ-PA, professor, presidente do Controle Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, coordenador do Controle Interno da Fundação PROPAZ e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Agricultura e Pesca (SEDAP) e Secretário Adjunto de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED) no período entre 01/08/2021 a 31/12/2022, na primeira gestão de Daniel Santos.

Violências e abusos começaram em 2023

De acordo com a denúncia da babá à polícia, as violências e abusos perpetrados por Fábio Montalvão iniciaram em 2023. A vítima frequentava a casa do ex-secretário nas semanas em que ele estava com as crianças, sob regime de guarda compartilhada. A babá detalhou à polícia que Fábio a assediava constantemente, com toques inadequados em suas partes íntimas e perguntas constrangedoras com teor sexual. Com temor de perder o emprego, a babá narrou que nunca reagiu ou denunciou o assediador na época.

Ainda de acordo com a denúncia, o ápice da violência ocorreu em junho deste ano, quando foi estuprada por Fábio. A babá contou que durante uma madrugada despertou com o ex-vereador Montalvão em cima do seu corpo. Para praticar o ato Fábio teria a imobilizado e tapado sua boca para que não pudesse gritar ou reagir. O estupro teria acontecido enquanto um dos filhos do secretário, uma criança de oito anos, dormia ao lado.

Ameaçada de morte, babá mantém silêncio

Para não ser descoberto, Fábio Montalvão ameaçou a vítima de morte caso ela o denunciasse à polícia. O abusador teria dito que “Se eu souber que falou para alguém, vou dar um jeito de mandar alguém ir até sua casa e fazer pior do que eu fiz”. Com medo de morrer ou de sofrer nova violência, a mulher manteve silêncio por um tempo, bastante abalada psicologicamente. A babá relatou ainda que os abusos não pararam.

A denúncia À DEAM foi motivada por uma nova tentativa de estupro, no último dia em 10, por volta das 2h da manhã. O secretário foi interrompido pelo despertar de um dos filhos, o que o fez recuar.

A identidade da vítima não foi divulgada para protegê-la. A denunciante afirma que os abusos ocorreram por mais de um ano, durante o tempo em que cuidava dos três filhos de Montalvão.