De 24 a 27 de julho, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet L. Yellen, viajará ao Rio de Janeiro para participar da Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20, juntamente com compromissos bilaterais com seus homólogos e eventos paralelos. No dia 27 de julho, a secretária Yellen viajará a Belém, para participar de uma reunião de ministros da bacia amazônica organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e participará de eventos que promovem os esforços internacionais do Tesouro em relação às mudanças climáticas.
Durante o G20, a secretária Yellen promoverá o papel de liderança dos EUA no sistema multilateral, que avança nossos interesses nacionais ao expandir as oportunidades econômicas para os EUA e nossos parceiros comerciais, além de fomentar a cooperação em desafios globais. Yellen se reunirá com seus homólogos para avançar objetivos compartilhados, como os esforços contínuos para fortalecer a economia global, impulsionada pela recuperação histórica dos EUA durante o governo do presidente Biden.
A secretária está empenhada em construir sobre o progresso econômico e fortalecer a economia global a longo prazo, incluindo iniciativas para evoluir os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, fortalecer o Fundo Monetário Internacional, combater as mudanças climáticas e abordar a questão da dívida soberana. Além disso, ela trabalhará para aprofundar os laços com o Brasil, um importante parceiro econômico e aliado estratégico em trabalhos que beneficiam ambos os países e o mundo.
Durante o G20 e nas reuniões com aliados e parceiros, a secretária Yellen reafirmará o compromisso dos EUA com a Ucrânia, destacando os esforços do governo Biden para apoiar a defesa ucraniana, negando a Rússia o acesso de recursos financeiros e armamentos que sustentam seu conflito ilegal, e responsabilizando a Rússia por suas ações. Enquanto estiver no Brasil, ela também coordenará com os homólogos do G20 para conter as atividades desestabilizadoras do Irã e abordar as consequências humanitárias e econômicas do conflito no Oriente Médio.
Após o G20, a secretária Yellen viajará para Belém, onde proferirá um discurso destacando a liderança do governo Biden no combate às mudanças climáticas. Ela discutirá o trabalho conjunto dos EUA com parceiros e aliados para implementar ações concretas contra essa ameaça existencial, além de enfatizar a importância de posicionar os bancos multilaterais de desenvolvimento para apoiar as metas climáticas globais. Ela também participará de compromissos com homólogos e o setor privado para fortalecer os esforços regionais de combate às mudanças climáticas. Isso incluirá uma participação na reunião de ministros da bacia amazônica, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e uma mesa-redonda com homólogos para fortalecer a coordenação e cooperação regional sobre finanças ilícitas associadas a crimes ambientais, especialmente na Amazônia.
AGENDA EM BELÉM
Sábado, 27 de julho
Às 11h00 (Horário de Brasília), fará um discurso em uma reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica. Haverá uma sessão de fotos para cobrir o discurso da secretária para a imprensa previamente credenciada. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] e [email protected].
Às 12h30 (Horário de Brasília), a secretária Yellen e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, organizarão um almoço e uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia. Haverá uma sessão de fotos para cobrir os comentários iniciais da secretária nesta reunião para a imprensa previamente credenciada. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] e [email protected].
Às 14h30 (Horário de Brasília), organizará uma mesa-redonda sobre crimes ambientais para avançar a cooperação regional contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais. Haverá uma sessão de fotos para cobrir os comentários iniciais da secretária nesta reunião para a imprensa previamente credenciada. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] e [email protected].
Às 16h00 (Horário de Brasília), fará um discurso sobre o trabalho contínuo do governo Biden com aliados e parceiros globais para enfrentar as mudanças climáticas. Este discurso no Museu Goeldi será aberto à imprensa. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] e [email protected].