Sebrae oferta mais de 70 capacitações para MEIs no Pará

Estão sendo ofertadas mais de 70 capacitações em 89 municípios de atuação do Sebrae através das agências regionais. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Estão sendo ofertadas mais de 70 capacitações em 89 municípios de atuação do Sebrae através das agências regionais. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Irlaine Nóbrega

Ocorre até sexta-feira (24) a 15ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará, com programação online e presencial. Estão sendo ofertadas mais de 70 capacitações em 89 municípios de atuação do Sebrae através das agências regionais. Em Belém, os atendimentos estão sendo realizados das 8h às 18h.
“São quinze anos de evento voltados exclusivamente para o MEI. Essa categoria, que é tão importante, é a introdução dos empresários, muitas vezes, no mercado. E o Sebrae vem cada vez mais se aprimorando. Além de se aprimorar nesse tipo de categoria de empresário, também se aprimora na questão do atendimento. É a presença efetiva do Sebrae para cuidar desse público e focar muito no trabalho do Microempreendedor Individual”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno.
Nesta edição, a Semana do MEI tem foco nos setores com maior número de abertura de empresas no estado, sendo eles o comércio varejista de vestuário, cabeleireiros e manicures, minimercados, promoção de vendas e restaurantes. As capacitações estão organizadas em fluxo de crescimento em três etapas: tendência de mercado, planejamento de implantação e oportunidade de negócio.
“Primeiro, o participante vai aprender as técnicas. Na ponta do lápis, ele vai planejar como executar isso e segue para a oportunidade de negócio, em que ele avalia como ele consegue colocar a ideia no mercado. A ideia é que a gente consiga fazer com que o MEI deixe de ser microempreendedor. A gente espera que ele cresça, ele passa a ser uma empresa e consiga faturar mais”, esclarece Péricles Diniz, coordenador da Semana do MEI.
No Pará estão registrados mais de 332,5 mil empreendedores nesses setores, sendo quase 147 mil localizados na Região Metropolitana de Belém e, destes, 110,5 mil somente na capital paraense. Por isso, a expectativa é atender cerca de 10 mil MEI com a programação. Em Belém, 20 guichês de atendimento estarão disponíveis, além da realização de uma Feira de Negócios em que serão comercializados produtos de 10 empresas de beleza e estética, economia criativa e alimentação fora do lar.
Um dos espaços temáticos é voltado à COP-30, que aborda quatro eixos de atuação: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentos e bebidas. Além disso, a programação conta com uma sala voltada às “histórias de sucesso”, onde os empreendedores contam sobre a sua trajetória, incluindo conquistas e dificuldades nos negócios, considerado como um momento de relacionamento entre os empreendedores.
“A COP 30 ela já começou. A gente quer que esses empreendedores cheguem ao ápice do atendimento de padrão internacional, em novembro de 2025. Não simplesmente para fazermos a melhor COP 30 de todos os tempos, mas para que recebamos esses visitantes nesse período e que eles saiam encantados daqui. Para isso, a gente precisa ensinar inglês, adaptar os cardápios, fazer a adaptação de taxistas e motoristas de aplicativo para receber moeda internacional porque o estrangeiro não tem Pix”, aponta o Rubens Magno.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira, 20, foi o primeiro dia da programação da Semana do MEI do Sebrae, que contou com variedade de capacitações, feira de empreendedores e atendimento ao público MEI. Com foco em tratamento capilar, a autônoma Francimery Viana, 41 anos, procurava aprimorar as formas de atendimento como cabeleireira, o que foi facilitado pelo enfoque das palestras do Sebrae no setor da beleza.
“Eu já tenho um espaço, mas estou estudando para poder me aprimorar. Sinto muita necessidade de ter o conhecimento, aprender um pouco mais para, justamente, não ter insegurança na hora do atendimento. Quando eu vi a oportunidade, já pensei em vir aqui porque preciso disso. Ainda vou participar de outro curso, à tarde, sobre colorimetria, que eu também quero aprender. Estou procurando qualquer conhecimento sobre tratamento de cabelo”, disse a autônoma.
Em parceria com o Sebrae, a ONG Olívia é um dos projetos que estão presentes na Feira de Negócios. No intuito de fortalecer o trabalho de empreendedores LGBTI+, três microempreendedores vão expor e comercializar os seus produtos durante o evento. Uma delas é Jhenyf Marinho, 29, uma das proprietárias da marca Zahir, que tem foco na venda de camisas de botão. Para a empreendedora, a Semana do MEI é a oportunidade de alcançar novos públicos para o negócio de quase 4 anos de existência.
“Esse espaço é super relevante porque o evento tem um fluxo muito grande de pessoas que vão conhecer o nosso trabalho, vamos conseguir alcançar mais clientes. Estou muito empolgada porque vão oferecer cursos que a gente ainda não tem, que eu sei que vai ser enriquecedor. Eu vou procurar essa capacitação, principalmente na área de marketing, que é o que precisa mais no meu trabalho. Esperamos adquirir muito conhecimento e crescer cada vez mais”, disse Jhenyf.
Microempreendedor individual, André Teixeira, 40, atua no setor de artesanato, com o trabalho de papel artesanal, serigrafia e cartonagem. Com a abertura de um ponto comercial, ele esteve presente durante a programação em busca de conhecimento sobre a nova etapa do negócio.
“Estou inaugurando meu ponto fixo para empreender como vendedor. Eu vim para ver quais são as possibilidades e as tendências para agregar no meu produto para que eu consiga vender e tornar o meu empreendimento conhecido. Eu tô procurando me capacitar para dar esse novo passo no meu negócio. E agora, com o COP 30, vamos ter mais possibilidades ainda e eu não quero ficar de fora”, conclui o autônomo.
+SERVIÇO:
Data: 20 a 24 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Municipalidade, 1461 – Umarizal (Belém)
Público: MEI, pessoas que desejam iniciar um negócio e empresas interessadas.
INFO: (Fonte: Sebrae)
Live Estúdio – produção de conteúdo digital e transmissão de lives com casos de sucesso, orientações e muita informação.
Arena Agência Digital – Terão palestras de capacitação exclusivas para área digital com foco em marketing digital, redes sociais, e-commerce, novas tecnologias (Tik Tok) e criação de conteúdo. Entre as atrações estão representantes de marketplaces como Mercado Livre, os especialistas nacionais do assunto, Rapha Falcão e Juliano Kimura.
Atendimento – Além do atendimento tradicional, o Sebrae também tem um apoio para os MEIs que precisam regularizar a sua situação, além de parceiros que estão oferecendo serviços, como os Correios, Banco da Amazônia, que estão oferecendo linhas de crédito específicas para esse público durante cinco dias.