Pela terceira vez consecutiva, o Pará conta com uma representante na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Nos últimos dois anos, empreendedoras paraenses foram reconhecidas em nível nacional na categoria Produtora Rural. Em 2024, temos uma finalista na categoria Pequenos Negócios, Noanny Maia.
O anúncio das vencedoras da etapa estadual aconteceu ontem (05), em Belém. O evento tem como objetivo celebrar o empreendedorismo feminino, colocando em evidência as trajetórias de mulheres paraenses que se sobressaíram em suas áreas e foram finalistas na fase estadual.
A diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, parabenizou as finalistas pelo desempenho de destaque. “Conseguimos divulgar a participação das mulheres empreendedoras não apenas em Belém, mas também em outros municípios paraenses”.
Noanny Maia, de 38 anos, é natural de Mocajuba. Atualmente, exerce a função de CEO da Cacauaré, onde trabalha com sua mãe e duas irmãs. Utilizando cacau selvagem nativo da região de várzea de Mocajuba, elas combinam a tradição herdada de seus antecessores com métodos modernos de produção de amêndoas.
“A Cacauaré foi criada com o intuito de fortalecer a cadeia do cacau e promover a produção local, abrangendo itens como geleias, licores e chocolate. Estou muito feliz por estar aqui hoje, por não ter desistido. Jamais pensei que poderia empreender e a gente sabe da dificuldade do empreendedorismo feminino”.
As vencedoras da fase estadual receberam troféus, certificados e apoio empresarial. Já a campeã da fase nacional, que ocorrerá em 21 de novembro, em Florianópolis, terá a oportunidade de ganhar prêmios como tablets e smartphones, além de participar de uma missão técnica.