Pará

Seap realiza operação preventiva nas 53 unidades penitenciárias do Pará

Além de revistas nas unidades, a ação oferece atendimentos médico e jurídico aos internos. Foto: Divulgação
Além de revistas nas unidades, a ação oferece atendimentos médico e jurídico aos internos. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou na manhã desta quinta-feira (22) uma ação simultânea em todas as unidades penitenciárias do Estado. O objetivo da Operação “Festas Seguras” é manter a segurança e a ordem nas casas penais no período das festas de Natal e Ano-Novo. A ação conta com apoio efetivo do Grupamento de Ações Penitenciárias (GAP), Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e da Polícia Militar, principalmente nos estabelecimentos do interior do Pará. Em algumas unidades houve ainda atendimentos médico e jurídico aos internos.

A operação começou por volta de 6 h nos 53 presídios estaduais. No Complexo Penitenciário de Santa Izabel (na Região Metropolitana de Belém), os agentes foram primeiro ao Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP5) e depois à Cadeia Pública para Jovens e Adultos (CPJA). Outras unidades que integram o Complexo, como a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), estiveram sob ocupação nas últimas 72 horas, em virtude de possuir a maior população carcerária do Estado, com quase 2 mil custodiados.

O secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex, acompanhou toda a operação no Complexo Penitenciário, juntamente com demais integrantes das diretorias da Secretaria e comandantes do Grupamento de Ações Penitenciárias e do Comando de Operações Penitenciárias. Policiais penais de cada uma das unidades também participaram da operação, além da Corregedoria da Seap, que acompanhou toda a ação nas unidades de Santa Izabel.