Na sexta-feira, 4 de julho, Salinas deu início a uma operação de fiscalização para combater a poluição sonora nas praias da região, em cumprimento a uma decisão judicial que proíbe a presença de sons automotivos e “carretinhas” no município. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), como parte da “Operação Verão 2025”.
A decisão judicial, solicitada pelo Ministério Público do Estado, tem como objetivo assegurar uma convivência harmoniosa entre veranistas, moradores e os grupos que utilizam sons automotivos, garantindo lazer com responsabilidade ambiental, segurança pública e respeito à legislação vigente.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a proibição abrange veículos com sons automotivos que não estejam dentro do padrão permitido, além de carretinhas e torres de som. “Nossas equipes atuam integradas com barreiras instaladas na entrada das praias e também 1 km antes, nas estradas de acesso ao Atalaia e Farol Velho, com bloqueios realizados pelo Departamento de Trânsito do Estado e Polícia Militar. Tudo para garantir o cumprimento da ordem judicial que impede sons automotivos irregulares, preservando a ordem pública e o meio ambiente”, afirmou Machado.
Operação Verão em Salinas: Fiscalização e Ordem Pública
Durante todo o período da Operação Verão, as forças de segurança realizarão patrulhamento constante na faixa de areia, bloqueios nas entradas das praias e vias urbanas, visando um verão mais seguro e tranquilo, com respeito à ordem pública e ao meio ambiente.
A decisão judicial proíbe a entrada e permanência de torres sonoras, “carretinhas”, carros de som e equipamentos de alta potência nas praias do Atalaia, Farol Velho e Ponta da Sofia, bem como numa faixa de 1.000 metros antes dos acessos, durante todo o mês de julho. Também está proibida a entrada de veículos no lado direito do atalho da Sofia, na Ponta da Sofia, exceto para serviços de interesse público. A realização de eventos musicais nesta área está suspensa, e os infratores estão sujeitos a multa diária de R$ 5.000,00.
Ações Integradas e Cumprimento da Decisão Judicial
O coordenador do Centro Integrado de Controle e Comando de Salinas, coronel Celton Moraes, ressaltou a importância da ação conjunta das forças de segurança. “Polícia Militar, Detran e Polícia Civil estarão atuando de forma decisiva, especialmente durante os períodos de maré baixa, com uma fiscalização planejada para garantir o cumprimento da decisão judicial”, explicou.