Cintia Magno
Após a apuração dos mais de 123 milhões votos registrados no primeiro turno das Eleições 2022 em todo o Brasil, foi confirmada a realização de um segundo turno para definir quem assumirá a Presidência da República pelos próximos quatro anos. O segundo turno está agendado para o próximo dia 30 de outubro, mas quais serão os próximos passos das Eleições a partir de agora?
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), Felipe Brito aponta que, por parte do TRE, o momento é de avaliação e de preparação. “Nesse momento o Tribunal faz um balanço de todos os aspectos, desde a infraestrutura até o aspecto técnico, logístico, da realização do primeiro turno para que eventuais ajustes sejam possíveis de se fazer no segundo turno. Além disso, haverá ainda carga de urnas novamente para indicar quais candidatos passaram ao segundo turno e, assim, prepará-las e lacrá-las para a realização do segundo turno”.
FILAS
Com apenas um cargo a ser votado no Pará, já que o Governador Helder Barbalho foi reeleito em primeiro turno, a expectativa é de que a votação seja mais rápida e com filas menores no segundo turno. Antes da chegada do momento do voto, porém, os eleitores enfrentam novamente a missão de avaliar com cuidado os candidatos concorrentes para escolher a melhor opção para o Brasil. “Sendo apenas um cargo, o tempo estimado de votação é bastante curto e a votação deve ser ainda mais tranquila nesse segundo turno, sem qualquer acúmulo de filas e maiores transtornos”, aponta Felipe Brito. “O Tribunal deixa a mensagem para que as eleitoras e os eleitores possam avaliar as possibilidades, conheçam os seus candidatos e não deixem de exercer o seu direito e também o seu dever em comparecer ao segundo turno e realizar a votação de forma ordeira, pacífica e tranquila e ainda, se possível, com a devida antecipação”.
Àqueles que não puderam votar no primeiro turno, Felipe Brito recomenda estritamente que seja feita a consulta do local de votação para reconfirmar essa localidade e para que não tenham nenhum tipo de transtorno ao se dirigir ao local de votação. No caso de quem não compareceu ao primeiro turno e também não justificou a ausência, o TRE do Pará lembra que o eleitor tem até 60 dias para fazê-lo, seja através do site ou procurando qualquer zona eleitoral no país.
Confira outras orientações
Quem vota
no segundo
turno?
l Votam no segundo turno exatamente os mesmos eleitores que estavam aptos a votar no primeiro turno. Então, não há mudança de aptos entre o primeiro e o segundo turno. No entanto, aos eleitores que solicitaram voto em trânsito até o prazo de agosto, dizendo que no segundo turno estariam fora do seu domicílio, esses terão a possibilidade de exercer o voto em trânsito mas, especificamente pra isso, não há novo prazo para solicitar o voto em trânsito.
Como posso justificar a minha ausência?
l Os eleitores que não compareceram para votar no primeiro turno das Eleições 2022 têm até o dia 01º de dezembro para justificar a ausência, apresentando um comprovante que ateste o motivo da ausência, com atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. É possível justificar presencialmente, em um cartório eleitoral; pelo aplicativo e-Título ou ainda pela internet no Sistema Justifica (justifica.tse.jus.br). Em todos os casos é preciso apresentar/enviar os documentos pessoais e os comprobatórios.
Como fica a propaganda eleitoral?
l Os dois candidatos que disputam o cargo de Presidente da República terão mais um período para apresentar suas propostas. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão retorna no período de 07/10 a 28/10. O tempo de propaganda em rede e por inserções será dividido, igualitariamente, entre os dois candidatos, em cumprimento ao art. 62, da Resolução 23.610. A propaganda na televisão será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já na rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.
Quando será o segundo turno?
l O segundo turno das Eleições 2022 está marcado para o dia 30 de outubro e o horário previsto para a votação é o mesmo do primeiro turno, de 8h às 17h.
Fontes: Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do PA); Calendário Eleitoral 2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).