Entregas voluntárias de animais silvestres feitas pela população, em Belém, para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) devem ser realizadas, a partir desta terça-feira (24), no prédio da Semas localizado na Travessa Lomas Valentinas, 2100, entre as avenidas Rômulo Maiorana e Almirante Barroso (ao lado do Bosque Rodrigues Alves), de 8h às 12h. Preservar a fauna silvestre é o principal objetivo da Semas ao acolher esses animais.
Os agentes fiscais da Gerência de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Diretoria de Fiscalização da Semas, orientam que os animais recebidos pelo órgão ambiental do Pará, por entrega pessoal voluntária ou por outros órgãos ambientais, são soltos após triagens e recuperação física, em ambientes naturais, adequados às espécies.
A Semas, depois de receber os animais silvestres, faz o encaminhamento deles para avaliação veterinária de instituições parceiras. Se for considerado saudável e apto para viver na natureza, o animal é reintroduzido em seu habitat. Caso contrário, é encaminhado para mantenedores, também parceiros da Secretaria. Quando são animais ameaçados de extinção, a Semas mobiliza o responsável pela proteção dessas espécies.
Serviço:
A entrega voluntária de animais silvestres pode ser feita na Semas Bosque, localizada na Travessa Lomas Valentinas, 2100, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.