Pará

Saiba como vai ficar o tempo no feriadão de 8/12 no Pará

a água da que se acumula em alguns pontos após a chuva contém toda sorte de sujeiras urbanas e parasitas e podem causar doenças. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
a água da que se acumula em alguns pontos após a chuva contém toda sorte de sujeiras urbanas e parasitas e podem causar doenças. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Pryscila Soares

Os paraenses terão a oportunidade de aproveitar mais um feriado prolongado no próximo final de semana, já que nesta sexta-feira (08) será celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A boa notícia para quem vai pegar a estrada para curtir os balneários do nordeste paraense, em cidades como Salinópolis, Marudá e Bragança, ou os mais próximos da capital como Mosqueiro e Outeiro, é que o clima deve ser favorável para os banhistas.

Depois de um início de mês mais chuvoso, para a Região Metropolitana de Belém (RMB), que engloba os distritos de Outeiro e Mosqueiro, a previsão é de manhãs de sol entre nuvens e podem ocorrer pancadas de chuvas no final da tarde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Pará).

TEMPERATURA

O Inmet prevê redução das chuvas para os próximos dias, o que deve favorecer o aumento da temperatura máxima em até 1,5°C. Até ontem (05), as temperaturas máximas estavam oscilando entre 31°C a 33°C. A partir de hoje (06) deve ser registradas máximas de 32.5°C a 34.5°C, na RMB. Já as mínimas devem alternar entre 22.5°C a 24°C.

Já no litoral, quem for para Salinas, Marudá e Bragança enfrentará máximas de 31°C a 33°C e mínimas de 23°C a 25°C. “As chuvas vão diminuir na Região Metropolitana de Belém e em grande parte da região nordeste, nos próximos dias. O feriado tende a ser predominantemente com muito sol e temperaturas mais elevadas do que as que têm ocorrido nos últimos dias”, informa o meteorologista da Seção de Previsão do Tempo do Inmet-Pará, José Raimundo Abreu.

MÉDIA

Nos primeiros cinco dias deste mês choveu 52 milímetros. A média histórica de chuvas, calculada para o mês de dezembro nos últimos 30 anos, é de 280 milímetros, equivalente a 280 litros de chuvas para cada metro quadrado da região.

Quem mora na capital e em várias partes da RMB, certamente, observou um aumento das chuvas neste período e recuo na temperatura. De acordo com o meteorologista do Inmet-Pa, a alteração climática ocorreu devido à atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCANs), um dos principais sistemas que provocam alterações no clima da região nordeste do país.

“A atuação do Vórtice Ciclônico, que atua na região nordeste do Brasil, favorece as chuvas no Pará. Foi o que ocorreu até ontem (anteontem). Está enfraquecendo e de 9 até o dia 20 (deste mês) teremos um período de muito sol”, disse. “Teremos dias com menos chuvas e ficarão mais concentradas no final da tarde devido ao levantamento do ar seco e brisas, que favorecem a formação de nuvens”, detalha José Raimundo.