O novo Santuário de Nazaré
O projeto do Santuário de Nazaré iniciou há mais de 10 anos, quando foi concebida a primeira proposta, junto com o saudoso arquiteto Jorge Derenji, da DPJ, quando foi decidido trabalhar com a forma de um leque um pouco similar ao Santuário do Pai das Misericórdias, da Canção Nova, para ter o presbitério visível em todas as direções. A partir daí, ocorreram muitos ajustes. O projeto final foi desenvolvido pelo engenheiro Antônio Salame, com a participação da arquiteta Amanda Salame, tendo algumas colaborações dos arquitetos Jeová Barros e Sandoval Ferreira. A obra será construída na área do estacionamento da Basílica de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e terá um subsolo para estacionamento. Todo refrigerado, com capacidade de 4.400 pessoas sentadas – na Basílica cabem 800 pessoas. Um total aproximado de 10 mil metros quadrados de área construída. Obra a partir de janeiro de 2025.
Sonho de mais espaço para a Santinha
A Santinha não para de sonhar. Já imaginou se em um dia ensolarado o governador acorda e decide conceder à Basílica a área hoje ocupada pelo IAP- Instituto de Arte do Pará? O espaço ficou como uma espécie de queijo no sanduíche, espremido entre dois imóveis da Igreja. Para o importante IAP existem inúmeros outros próprios do Estado, ainda mais confortáveis. Porém, colado à Basílica, só existe este. Vamos rezar.
Uma UFPA bem mais internacional
Instalado no campus da UFPA um escritório da Fulbright, agência de intercâmbio e cooperação acadêmica norte-americana. Há esforço para reativação da Unamaz-Associação de Universidades Amazônicas, com foco no diálogo com o Governo Federal. A Federal do Pará ingressou na Associação de Universidades do Grupo de Montevideo, que reúne universidades públicas da América do Sul.
Mercedários com novo visual
A UFPA participou do edital do BNDES, em 2021, com projeto de restauro do prédio dos Mercedários, em frente à Estação. Agora, o Banco liberou um pedaço dos recursos que será aplicado na revitalização externa do imóvel. Internamente, já funcionam normalmente as atividades acadêmicas, inclusive, com curso de graduação em Restauro e Conservação.
Rock
Empresário Roberto Medina e equipe estão sendo esperados em Belém, para escolherem o melhor lugar para instalar o cenário do ‘Rock na Floresta’.
Samba
A Diretoria, porta-bandeira, mestre-sala e parte da bateria da Escola de Samba Grande Rio, inclusive a rainha Paola de Oliveira, chegam a Belém na próxima sexta. No sábado, em grande evento no Porto Futuro, participam da Seletiva Pará para a escolha do samba-enredo que estará na Sapucaí, em 2025, cantando a cultura paraense, o carimbó e a pororoca.
Seletiva
Serão nove sambas concorrendo na Seletiva Pará, para a escolha do samba enredo 2025 da Escola de Samba Grande Rio. Dois serão escolhidos para disputar com os cariocas. Aliás, as opções paraenses são fortíssimas candidatas. David Brazil também estará no evento em Belém.
Marajó
A Seinfra começou a asfaltar a rodovia PA-368, de 150 quilômetros, conhecida como Transmarajó, de Portel a Cametá.
Posto
A PGE finaliza acordo: o posto de combustível da Atem, dentro do quadrilátero do Parque da Cidade, deixará o local em troca de nova área.
Hospedagem
Iniciará, em outubro, a obra de construção de 400 apartamentos modulares na esquina da Júlio Cesar com Protásio. Pós-evento servirão de estrutura administrativa para o Estado.
Outeiro
Concluído cerca de 40% da obra da segunda ponte de Outeiro. Estará pronta para a COP30.
Frio
A Imperador assinará a instalação de sistema de refrigeração nos hotéis Vila Galé e Tívoli.
Paz
A conselheira do TCE, Daniela Barbalho, defendeu dissertação no Mestrado em Direitos Fundamentais da Unama, com o tema: “Territórios pela Paz: determinantes para a construção da cidadania cidadã à luz da inclusão social e segurança pública.” Vai virar livro. Atuaram na orientação Alexandre Rodrigues e Jeferson Bacelar.
Argumento
Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, estará nesta segunda, às 22h30, no Argumento da RBA. O mandato de Tourinho à frente da gestão da UFPA se encerra no próximo dia 13 de outubro.
Paragominas
A MB Capital é a maior desenvolvedora imobiliária de Paragominas. Ao longo de 10 anos, urbanizou mais de dois mil lotes, entre condomínios fechados e loteamento aberto, com grande estilo e responsabilidade socioambiental. E ainda possui estoque de áreas para mais 10 anos. Em breve, retomará a conclusão do Shopping Paricá, com 31 mil metros quadrados.
Grande
A UFPA é a segunda maior universidade do País, em número de alunos, e a quarta maior em oferta de pós-graduação. Anualmente, forma 2,5 mil mestres e doutores.
Cursos
Em sua gestão, Emmanuel Tourinho criou 60 novos cursos no portifólio da UFPA. Atualmente, a universidade registra 2.300 alunos quilombolas e 800 indígenas. Possui campi em 12 municípios paraenses e, por meio do Ensino a Distância, atinge 82.
Pombo
Aleluia! Chegaram os recursos do PAC para o tão divulgado e esperado restauro da Capela Pombo. O projeto foi todo aprovado pelo IPHAN. Será um espaço cultural da Universidade, inclusive, aberto à visitação. Obras com início imediato.
Orla
Finalmente, a engenharia da UFPA conseguiu vencer a força do Rio Guamá. A obra da bonita orla do campus foi totalmente concluída, tanto no Básico como no Profissional, com um trapiche já bastante concorrido. Equacionando recursos para a segurança, o espaço será aberto ao público aos finais de semana.
Trapiche
O trapiche do campus da UFPA, no Guamá, foi inaugurado durante a exitosa reunião da SBPC, quando um cortejo de inúmeras embarcações transportou 700 crianças ribeirinhas para participar da agenda cultural do evento.
TV UFPA
Foi concedido pela Anatel um canal de TV Educativa aberto para a UFPA: será a TV UFPA. Aguarda apenas a liberação de recursos do MEC para a compra dos equipamentos. Terá vinculação direta à Reitoria e entrará no ar no ano que vem, ainda antes da COP.
Pesquisa
Criado o Cisam – Centro Integrado da Sociobiodiversidade da Amazônia. Reúne a UFPA e as outras 12 universidades da região. Trabalhará oito redes temáticas de pesquisa. A entidade realizará um evento durante a COP, para dar voz aos cientistas amazônicos.
Livro
Maria Betânia Fidalgo Arroyo lança, no próximo dia 18, às 17h, na Unama-Alcindo Cacela, o livro “Maria, Maria (s)” Autoetnografia de uma mulher na gestão e na mudança da cultura organizacional. A venda do livro será em benefício da Associação das Comunidades Ribeirinhas de Belém.
Líbano
Na quinta, no arraial em frente à Sé, ocorre a tradicional Noite Cultural e Gastronômica Libanesa. Toda a variada e deliciosa culinária e o alegre folclore.
Aeroporto
A NOA contratou a ETEC- Empreendimentos Técnicos de Engenharia, de Brasília, para fazer a tão esperada reforma na estação de passageiros de Val-de-Cans. Deve começar ainda este mês. A Galga Engenharia iniciou a instalação de um novo ponto do Fran’s Café, ao lado do check-in.
Magníficas
Os procuradores de Contas do Pará, Stephenson Victer e Patrick Mesquita, assinarão artigo na segunda edição do livro “Magníficas Mulheres”, que será lançado pela Editora Fórum, no dia 11 de dezembro, na Estação.
Britânico
Larissa Chermont, professora da UFPA, será palestrante no seminário que comemora os 40 anos de Chevening no Brasil: Florestas e Transição Energética a Caminho da COP30, nesta terça, no Consulado Britânico, no Rio.
Beleza
O Salão Cassius Martins alugou o casarão secular na Dr. Moraes, entre Nazaré e Braz, pertencente ao advogado Eduardo Klautau.
Academia
A Luiza Duarte Academia acaba de incrementar em 20 novas máquinas o seu salão, com o que existe de mais moderno em musculação e cárdio, com os selos das marcas Life Fitness e Hammer. A academia boutique de Batista Campos completará 50 anos, em 2025.
Medicina
O MEC acaba de autorizar o Curso de Medicina, na UniEsamaz, com 60 vagas anuais.
Velocity
O sucesso de público obrigou a franquia da Velocity, em Belém, partir para a expansão em pouco tempo de operação. Vai duplicar o seu espaço no térreo do sofisticado Connext, com mais dois estúdios.
Fertilizantes
O governo Lula está empenhado em ampliar a estrutura de recebimento de fertilizantes nos portos do Arco Norte, até 2026. O PAC contemplará 35 áreas e expansão portuária, ainda este ano.
Tecnologia
Fafá de Belém usou a tecnologia para gravar uma versão remasterizada da canção “Amores”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. A inteligência artificial isolou a voz de Fafá da gravação original e criou um novo arranjo.
Enfermagem
A Finama adquiriu ambulância UTI móvel para alunos de Enfermagem vivenciarem a realidade da profissão, em resgate e transporte de pacientes.
Direito
Ana Luísa Santos Rocha, professorado Curso de Direito da Finama, recebeu, de forma inédita, o Prêmio CAPES de Melhor Tese de Doutorado.
Turismo
Belém sediará, de 19 a 21, a reunião de trabalho do G20, focada no Turismo. São esperadas cerca de 50 autoridades do setor, do mundo todo. Celso Sabino será o anfitrião.
Arquitetura
Através da Vocon Incorporadora, o arquiteto Felipe de Mello vai batendo a meta de 2024, com entrega de novas unidades residenciais exclusivas, nos condomínios Gran Paraíso, Porto Marina e Jardins do Lago.
Jazz
Já são um sucesso as noites de quinta com jazz, no Manjar das Garças. A trilha sonora, aprovada pelos aficionados, tem selo do quinteto de músicos da Amazônia Jazz Band.
Pavulagem
Com show gratuito no dia 7 de setembro, às 20h, no Boulevard da Gastronomia, o Arraial do Pavulagem lança, oficialmente, o “Arrastão do Círio 2024”. Contará com participações de Pelé do Manifesto e Íris da Selva.
EM ALTA
Café
Vai inaugurar, logo no início de outubro, a expansão do Pissolati Café, na Rui Barbosa, inclusive com rooftop.
Estação
Cerca de 80% do retrofit da refrigeração da Estação estará pronto no Círio. Conclusão total no réveillon.
BRO
Chegaram os meses BRO, tempo de muito vento. Mas também, muito cuidado ao navegar.
EM BAIXA
Azar
Na divisão das obras para a COP, Edmilson ficou com a revitalização da Júlio Cesar e Arthur Bernardes. Não concluirá nada.
Potoca
Não saiu do papel a homenagem ao arquiteto Milton Monte, em Mosqueiro, prometida e muito divulgada por Edmilson.
Choque
O fornecedor de ônibus elétricos para a Prefeitura de Belém foi pego com a boca na botija. Passou a temer o TCM.