Pará

Saiba como ficou a nova orla de Salinópolis

Há anos sendo atingido pela erosão, o espaço na Praia do Maçarico agora é um atrativo para moradores e turistas que procuram as belezas da costa atlântica paraense. Foto: Agência Pará
Há anos sendo atingido pela erosão, o espaço na Praia do Maçarico agora é um atrativo para moradores e turistas que procuram as belezas da costa atlântica paraense. Foto: Agência Pará

“Primeiramente, estou muito feliz de devolver esse espaço para Salinas. Quem lembra como estava isto aqui em 2019, quando assumimos o governo? As erosões tinham praticamente destruído toda essa região, já avançando com a força das águas até muito próximo, inclusive das edificações, das casas, dos prédios, trazendo um perigo enorme para a comunidade deste entorno”, disse o governador Helder Barbalho ao entregar a nova orla da Beira-Mar na sede municipal de Salinópolis, no nordeste paraense, nesta quinta-feira (29).

Um dos municípios mais visitados do Pará, com suas praias oceânicas e muitos outros atrativos naturais, Salinas (como é mais conhecido) passa a contar com uma nova orla totalmente reconstruída e urbanizada, potencializando o turismo, a preservação ambiental e o desenvolvimento social na Região de Integração Rio Caeté, que abrange municípios da chamada Zona do Salgado.

Estado entrega orla da Beira-mar reconstruída, fortalecendo o turismo em Salinópolis. Foto: Agência Pará

Na área da antiga pracinha, os 1.200 metros de extensão da orla vinham sendo atingidos pela erosão, comprometendo a Avenida Beira-mar, que também conta agora com um muro de arrimo para contenção das águas. O material utilizado na obra, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop), tem durabilidade de 10 anos e preserva a área dos efeitos da erosão.

“Com esta obra fizemos a contenção das erosões. Uma obra estruturada para aguentar a força das águas, permitindo não apenas que possamos trazer o embelezamento a esse espaço, mas garantido, acima de tudo, a contenção da maré e a segurança para as pessoas, e ainda trazendo um novo ponto de encontro, um novo ponto para o turismo e lazer em Salinópolis. Aqui temos equipamentos diversos, de ginástica, de práticas de atividades esportivas, e um local aprazível para poder ver a extraordinária beleza que a natureza nos permite aqui na Praia do Maçarico”, enfatizou o governador Helder Barbalho.

Nova estrutura – O projeto de reconstrução da orla incluiu uma quadra de tênis, academia, quadra poliesportiva e pracinha, além de intervenções urbanísticas que preservaram o traçado original. Também há quiosques, lanchonetes, academia ao ar livre, parque infantil, iluminação noturna e área de contemplação da natureza.

O espaço conta com quiosques, lanchonetes, academia ao ar livre, parque infantil, iluminação noturna e área de contemplação da natureza. Foto: Agência Pará

O Governo do Pará investiu na reconstrução do espaço mais de R$ 56 milhões, contribuindo com a oferta de quase 400 empregos diretos e indiretos, e na movimentação da economia na região.