Aline Rodrigues
Vai curtir uma temporada de sombra e água fresca agora no verão? Tem plantas em casa e não sabe como fazer para manter o bem-estar delas? Saiba que elas precisam de cuidados especiais na sua ausência, o que pode ser resolvido com um bom esquema para manter a saúde das verdinhas, porque no verão elas merecem e precisam de uma atenção maior.
“No nosso verão a incidência solar é muito intensa, como fica muito calor as plantas acabam precisando de uma reposição maior de água. Então, a quantidade de água e regas precisa aumentar para a planta poder suportar o resto do dia”, disse o engenheiro agrônomo e plant sitter, Rômulo Almeida. Para quem pretende passar um curto período fora, algumas estratégias podem ajudar para ficar com a cabeça tranquila e curtir o veraneiro sem preocupação.
Colocar as plantas num ambiente de sombra, encharcar mais a planta e colocá-las num ambiente mais úmido da casa pode ajudar nessa manutenção em casa durante esse período de ausência. “Molhar bastante as plantas, colocar em ambientes com mais sombra, uma boa saída é colocá-las no banheiro, assim ela vai perder menos água já que estará num ambiente com mais umidade”, falou Rômulo.
Mas essas dicas só servem se você for passar um período curto longe de casa, se for passar um período mais longo, o ideal é deixar as plantas sob o cuidado de alguém, que possa fazer visitas e regá-las conforme a necessidade de cada espécie. “Se não vai ter ninguém para cuidar e vai passar um período longo fora, o ideal é contratar alguém para cuidar ou um plant sitter, para quando voltar não ter uma surpresa negativa”, destacou Rômulo.
O serviço de babá de plantas é o cuidado de um profissional que irá na sua casa para trabalhar de forma personalizada durante uma hora ou mais fazendo tudo o que a planta precisa: regas, retirar folhas secas, adubação e se for necessário a troca de vaso. A visita também inclui fotos ou mensagens de texto informando como está o andamento das visitas técnicas.
“Nesse período de férias aumenta em 70% a procura por esse serviço, que inclui visitação às plantas para fazer os cuidados, o cliente recebe nesse período um relatório e fotos para acompanhar como estão as plantas”, explicou Rômulo.
O serviço custa a partir de R$ 300,00, o preço pode variar a partir da quantidade de plantas e período que elas precisam de cuidados.
Outra dica que pode ajudar na manutenção das verdinhas na ausência dos donos é fazer um trabalho de preparação delas para esse período, fazendo antes uma adubação para fortalecer a planta, limpeza, verificar se ela está numa posição correta.
“As plantas ficam mais exigentes neste período de verão, porque o próprio organismo delas trabalha mais, principalmente as externas, mas não quer dizer que as internas não vão sentir o calor. Por isso, é necessário dar uma atenção para todas”, destacou Rômulo.