Pará

Romaria da Acessibilidade: saiba mais sobre a nova procissão do Círio

As recomendações principais são para que os motoristas evitem as áreas das manifestações religiosas. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
As recomendações principais são para que os motoristas evitem as áreas das manifestações religiosas. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) confirmou a Romaria da Acessibilidade que vai integrar o Círio de Nazaré, em outubro, em entrevista coletiva, na noite de ontem (17). A manifestação será a 14ª romaria da maior manifestação católica do Brasil, está marcada para acontecer no dia 21 de outubro, que tem o objetivo de estender a devoção a Nossa Senhora de Nazaré a pessoas com deficiência.

A criação da Romaria da Acessibilidade atendeu a demanda de, pelo menos, nove entidades ou organizações que atendem pessoas com deficiência. “Sempre relatamos que o Círio estava bom com 13 romarias, mas quando fomos provocados sobre a demanda das entidades vimos a necessidade das pessoas com deficiência em prestar sua devoção mariana”, disse Antônio Salame, coordenador da DFN.

A nova romaria emocionou as entidades presentes na coletiva, uma vez que pela primeira vez na história o Círio vai incluir uma programação destinada às pessoas com deficiência. “O Círio, principalmente a procissão do segundo domingo do Círio, é Inclusivo, mas não exclusivo para as pessoas com deficiência. Se nesse dia a devoção à Nazinha é difícil para pessoas sem deficiência, imagina para uma pessoa com deficiência, principalmente cegos. Essa é mais uma conquista para nós”, declarou Rose Cleide Lobo, presidente da Associação de Cegos para Cegos (Ascepa).

“Todos nós com deficiência, não importa qual, estamos sendo contemplados com a inclusão da Romaria da Acessibilidade. Somos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, e sempre quisemos ter a nossa romaria própria para manifestar nossa devoção sem preocupações”, disse Mariane Xerfan, presidente da Associação dos Surdos de Ananindeua.

Presente no evento, em representação ao Governo do Estado, a coordenadora de Política Para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Nayara Barbalho, falou da importância da nova romaria. “Exercer sua fé é um direito de todos, inclusive, de pessoas com deficiência. Por isso, o Governo terá o prazer de apoiar essa causa”, declarou Nayara Barbalho.

A Romaria

A Romaria da Acessibilidade será a 14ª procissão do Círio de Nazaré e está marcada para acontecer no dia 21 de outubro, sendo a penúltima romaria da festa mariana. O percurso será feito em torno da Basílica Santuário de Nazaré.