O legado Por um Mundo Melhor está prestes a ganhar um novo e grandioso capítulo na Amazônia. Após anunciar o espetáculo histórico no coração da floresta e o grande concerto na área urbana de Belém, Rock in Rio e The Town revelam o caráter socioambiental de Amazônia Para Sempre e lançam edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas locais que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo para contribuir com a biodiversidade e o clima.
O objetivo do edital, que conta com patrocínio principal da Vale, é colaborar com a construção de legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação.
Além da seleção, o projeto Amazônia Para Sempre é composto de espetáculo emocionante, protagonizado por grande artista internacional, num palco flutuante no Rio Guamá, com transmissão nacional e cobertura internacional, e grande show na cidade com artistas nacionais e locais. As inscrições do edital, completamente gratuitas, começaram no dia 4 e irão até o dia 18 de outubro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente no site do festival: https://rockinrio.com/pt-br/amazonia/.
“Amazônia Para Sempre mostra que a nossa jornada vai muito além da música. Há 22 anos, abraçamos o compromisso de ser uma plataforma de engajamento para a construção de um mundo melhor. Nós assumimos não só as nossas próprias responsabilidades, mas um compromisso coletivo, enquanto cidadãos e profissionais, para a preservação da biodiversidade e da vida. O objetivo do edital é construir um legado para as pessoas que vivem no Pará através dos projetos desenvolvidos e executados por elas mesmas”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
Podem se inscrever no edital “Amazônia Para Sempre” projetos implementados na região metropolitana de Belém que atendam a objetivos como preservação das culturas e tradições; promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios; implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais; desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem os conhecimentos tradicionais; e mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
“Sabemos dos muitos desafios da Amazônia. Não existem soluções simples, mas acreditamos no esforço coletivo e no empoderamento das comunidades locais para avançar. O edital representa uma oportunidade para que as próprias comunidades desenvolvam e executem projetos que deixem um legado positivo, tanto para a preservação ambiental quanto para o desenvolvimento social e cultural”, destaca Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade da Vale.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão formada por representantes da Rock World, empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town; Vale, Gerdau e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhará as seis etapas com cronograma previsto em edital (ver abaixo). A previsão é que o processo de financiamento seja efetivado – através de acordo formal – até o dia 11 de dezembro de 2024.
Cronograma do edital
- Pré-inscrição: 4 de outubro de 2024 a 18 de outubro de 2024
- Submissão de propostas: 11 de outubro de 2024 a 31 de outubro de 2024
- Análise e pré-seleção: 1 de novembro de 2024 a 15 de novembro de 2024
- Entrevista e Avaliação: 18 de novembro de 2024 a 29 de novembro de 2024
- Seleção Final e Divulgação: 2 de dezembro de 2024 a 4 de dezembro de 2024
- Formalização do Acordo: 4 de dezembro de 2024 a 11 de dezembro de 2024
Espetáculo emocionante no Rio Guamá
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town, festival que acontece em São Paulo a partir de 6 de setembro de 2025. Esse também é o mês do espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” que vai colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a icônica floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas, que será realizada dois meses após o evento na mesma cidade.
Os festivais vão realizar uma mega apresentação, protagonizada por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve, num emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza. Esse momento épico terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local.
Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.