Grande Belém

Ritual promove retirada das fitas da Basílica Santuário

Ritual promove retirada das fitas da Basílica Santuário Ritual promove retirada das fitas da Basílica Santuário Ritual promove retirada das fitas da Basílica Santuário Ritual promove retirada das fitas da Basílica Santuário
Este ano, as fitas foram retiradas pelos integrantes da Guarda de Nazaré. Elas serão incineradas Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.
Este ano, as fitas foram retiradas pelos integrantes da Guarda de Nazaré. Elas serão incineradas Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Trayce Melo

No último sábado (29), houve a retirada das fitas amarradas no portão da Basílica Santuário. As fitas coloridas, que simbolizam a devoção popular a Nossa Senhora de Nazaré, são amarradas durante todo o ano pelos fiéis que fazem pedidos e expressam a sua fé com este gesto.

O ritual de incineração das fitas, realizado pelos Padres Barnabitas, simboliza a aceitação divina dos pedidos dos fiéis. Este ano, a retirada das fitas contou com a assistência da Guarda de Nazaré. Durante a retirada, os guardas rezavam o rosário, dedicado às intenções dos pedidos feitos ao amarrar as fitas.

O Padre Barnabita Josué Bosco destaca a importância dessa prática para os paraenses. “Nós sabemos que a partir do mês de agosto a movimentação começa a crescer aqui em Belém com relação aos devotos. Então precisamos fazer essa manutenção e também dar espaço para que outras pessoas possam vir depositar os seus pedidos. Após a retirada dessas fitinhas, elas são levadas ao nosso seminário em Benevides, o seminário dos padres Barnabitas, ali em um rito de incineração se oferece todas as orações a Deus”, explica.

Para Edno Lopes, Guarda de Nazaré, esse momento é de grande responsabilidade e comprometimento com as promessas dos devotos. “Estamos lidando com promessas, a responsabilidade é muito grande. A nossa função é ter o cuidado de guardar, de resguardar essas promessas, para que elas se perpetuem ao longo do tempo. Para que essas promessas sejam bem guardadinhas e cheguem à Nossa Senhora”, conta.