O tradicional Ritual da Busca dos Mastros deu início à Festa do Çairé 2024 neste sábado, 14. Após um café da manhã no Barracão do Çairé, com a presença do estandarte da Santíssima Trindade, símbolo da festa, autoridades e membros da festa (Procurador, Procuradeira, Juiz, Juíza, Saraipora, Capitão, Sargento, Rezadeiras, Mordomos e Alferes) seguiram em procissão até a Praia da Gurita, em frente à Vila.
A procissão, liderada pela Saraipora e pelo estandarte da Santíssima Trindade, se dividiu em quatro embarcações, com homens e mulheres navegando em catraias e bajaras rumo à Praia da Enseada das Mangueiras, próxima à Ponta do Cururu. Lá, os grupos se dirigiram à mata para buscar os caules das árvores que se tornarão os Mastros da Festa deste ano.
Primeiramente, as mulheres retornaram com o Mastro, seguidas pelos homens. Todo o ritual foi marcado por ladainhas e tarubá, uma bebida fermentada de mandioca.
As embarcações então realizaram uma procissão fluvial de volta à Praia da Gurita, em frente à Ilha do Amor, onde os Mastros foram depositados. Na quinta-feira, 19, eles serão transportados em procissão até a Praça do Çairé, onde serão erguidos e permanecerão até o final da festa. A programação inclui ladainhas, folia, danças tradicionais e apresentações de grupos de carimbó.
O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama Celsa Brito e dos secretários municipais Elisangela Pinto (Cultura), Eliziário Bastos (Turismo) e Emir Aguiar (Governo), participou do ritual.
Osmar Vieira, juiz do Çairé e coordenador geral da festa, destacou: “A Busca dos Mastros é um momento essencial para a celebração do Çairé, pois nos conecta com nossas tradições e cultura. É uma honra ver a comunidade tão unida e participativa.”
Turistas de todo o Brasil prestigiaram o evento. Jânio Castro, de Minas Gerais, comentou: “A festa é impressionante. A preservação das tradições e a energia local são contagiantes. Estou ansioso para vivenciar mais momentos desta celebração única.”
O prefeito Nélio Aguiar acrescentou: “Participar do Ritual da Busca dos Mastros é uma experiência emocionante e enriquecedora. É um privilégio testemunhar a devoção da comunidade em preservar e celebrar nossas tradições. O Çairé une todos nós e atrai visitantes, mostrando a riqueza cultural de Alter do Chão.”