Pará

Réveillon: veja como ficará o tempo na virada do ano

Chuvas registradas na capital já ultrapassaram a média esperada para todo o mês de dezembro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Chuvas registradas na capital já ultrapassaram a média esperada para todo o mês de dezembro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Trayce Melo

O final de semana da virada do ano deverá ter sol entre nuvens pela manhã e chuvas à tarde na Região Metropolitana de Belém (RMB), de acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/PA).

De acordo com o meteorologista e diretor do Inmet/Pará, José Raimundo, o mês de dezembro encontra-se atípico na RMB e litorânea com o índice pluviométrico abaixo da média em grande parte do Estado do Pará. “As condições climáticas para essa última semana do ano propiciam a formação de alto volume de chuva desde a semana passada e deve seguir assim”, explica.

No sábado (31), na Região Metropolitana de Belém, abrangendo Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, o dia será de sol entre nuvens, à tarde terá chuvas alternadas, entre o período de 13h e 18h e pela parte da noite o céu ficará nublado, possivelmente com chuva de fraca intensidade a partir das 00h até 3h.

Já no domingo (01), o sol irá predominar pelo período da manhã, sem ocorrer chuvas até as 13 horas. Já pelo período da tarde e à noite terá a possibilidade de chuviscos. As temperaturas irão variar com máxima de 32º/34ºC e mínima de 22º/24ºC.

Já na região litoral do Estado, abrangendo Salinas, Ajuruteua, Marudá e a Ilha do Marajó, a previsão para o sábado (31), será de sol entre nuvens durante o período da manhã e à tarde. Com possibilidade de chuva de baixa intensidade durante a virada do ano até as primeiras horas da madrugada.

DOMINGO

O domingo (01), terá o tempo nublado, podendo chover pela parte da manhã, com poucas horas de sol. Pela parte da tarde e noite o tempo permanece nublado, com grandes chances de pancadas de chuva. Por conta da chuva, a temperatura pode cair, podendo registrar máximas de 29°C/ 31°C e mínima de 23°C/ 25°C.

As chuvas registradas na capital já ultrapassaram a média de precipitação esperada para todo o mês de dezembro. De acordo com o meteorologista, as chuvas dos últimos 15 dias foram suficientes para que a cidade registrasse um volume maior de chuvas do que o esperado.

“Nós ultrapassamos a média esperada no mês de dezembro que era em média 285 milímetros. Nesses últimos 15 dias de dezembro, choveu cerca de 200 milímetros. Até o momento já chegou a mais de 330 milímetros. Com as incidências das chuvas que já estão previstas esse número deve ultrapassar mais ainda”.

Para quem vai acompanhar a queima de fogos na praia, inclusive no litoral do Estado, pode se preparar pois há potencial de forte precipitação de chuva durante a virada do ano. “A tendência é o sol aparecer entre nuvens durante o período da manhã no final de semana. E a probabilidade de chuva é a qualquer momento no período da tarde e a noite”, alerta meteorologista.