Alexandre Nascimento
A jornalista Andressa Ferreira, do Diário OnLine (DOL), do Grupo RBA, foi a vencedora do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, na categoria Jornalismo Digital. A honraria integra as homenagens do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), por meio do Prêmio Simineral de Comunicação, realizado na noite de ontem (21), que reconheceu o trabalho dos profissionais da imprensa paraense na divulgação de conteúdo que destacam o setor mineral. O evento deste ano abordou o tema, “Diversidade e inclusão: os compromissos da nova mineração”.
A matéria que rendeu a conquista da repórter abordou a temática da premiação, uma vez que teve o título “Mineração: mulheres assumem grandes máquinas e quebram tabu, após visita a mineradora Hydro. “Esse prêmio valida o trabalho e dedicação para escrever essa matéria, que aborda o importante tema da inclusão da mulher em grandes espaços, como o setor mineral”, comemorou a vencedora.
RECONHECIMENTO
Além disso, a jornalista Andressa Ferreira ainda conquistou o terceiro lugar na categoria rádio jornalismo, com a matéria “Gigantes de aço: lugar de mulher também é na mineração”, divulgada na Rádio Clube. As demais premiações foram nas categorias jornalismo impresso, fotojornalismo, telejornalismo e rede social.
Para a direção do Simineral, a importância da premiação é reconhecer a participação da imprensa na contribuição do setor mineral na economia e na promoção social. “O setor promove ações sociais como as usinas da Paz do Governo do Estado, que tem o apoio da Hydro, programas de incentivo a agricultura familiar e o incentivo para inclusão e diversidade, que é o tema da premiação desse ano. E tudo isso é divulgado com zelo pela imprensa, por isso promovemos essa homenagem”, disse Ana Carolina Alves, vice-presidente do Simineral.
REPORTAGEM
PREMIADA
A reportagem “Mineração: mulheres assumem grandes máquinas e quebram tabus”, assinada por Andressa Ferreira, com o conteúdo multimídia de Emerson Coe e edição de texto e produção de Kleberson Santos, conquistou o prêmio na categoria “Jornalismo Digital”. A matéria do DOL mostra a importância das políticas de valorização, equidade de gênero e inclusão, e como as mulheres estão conquistando grandes espaços no setor mineral.