Pará

Reitora do IFPA toma posse no Ministério da Educação

A Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, tomou posse durante Cerimônia realizada na manhã de ontem (30). Foto: Luis Fortes/MEC
A Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, tomou posse durante Cerimônia realizada na manhã de ontem (30). Foto: Luis Fortes/MEC

A Reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Ana Paula Palheta, tomou posse durante Cerimônia realizada nesta quarta-feira (30), no Edifício-Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Na ocasião, também foi empossada a Reitora do Instituto Federal da Bahia (IFB), Veruska Machado, o Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Heron Bonadiman e a Reitora da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), Gina Gonçalves. A solenidade contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, que assinou os termos de posse. Também estava presente o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques.

Em seu discurso, a Reitora do IFPA falou sobre a importância de assumir o cargo. “Representar o Instituto Federal do Pará é tarefa da mais alta honraria e temos convicção de que com auxílio da nossa comunidade contribuiremos para um projeto de nação que ainda está em construção. Nessa empreitada, não estamos sozinhas, nossa voz se une a mais 40 outras instituições da Rede Federal, que tem trabalhado arduamente pelo bem comum do Brasil”, afirmou.

Ana Paula Palheta também aproveitou a presença do Ministro da Educação e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica para mencionar alguns aspectos que considera importantes para o IFPA e para a região norte do país.

“Há uma imensa necessidade de políticas públicas que nos oportunizem o desenvolvimento regional, tais como o aumento do número de campi das nossas instituições de ensino, para que a educação profissional tecnológica chegue com qualidade a mais pessoas, temos a necessidade de composição de quadro de servidores, mas acima de tudo, precisamos mencionar que o custo amazônico deve ser considerado pelo ministério para que tenhamos condições cada vez mais pertinentes de qualificar não aquilo que o senso comum entende como a Rede Federal, que é a simples formação de mão de obra, não se trata disso, o que nós fazemos na Rede Federal é receber jovens que possuem sonhos e, após uma formação consistente de iniciação científica, que perpassa pela experiência e práticas exitosas de extensão e inovação, entregamos à sociedade brasileira cidadãos e cidadãs capazes de impactar positivamente esse Brasil”, destacou a Reitora.

PERFIL

Ana Paula Palheta possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, Mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais. Trabalha na instituição desde 2005, quando ingressou no então Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA).

Já trabalhou em vários cargos dentro do Instituto e, antes de se candidatar ao posto de Reitora, atuava há oito anos como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA. Em 114 anos de existência, essa é a primeira vez que o IFPA elege uma mulher para o cargo de Reitora. Ana Paula Palheta, foi eleita pelo processo de consulta à comunidade escolar, realizado em maio, por meio de votação secreta, facultativa e online. O mandato será de 2023 a 2027.