MOBILIDADE

Região Metropolitana de Belém pode ganhar 20 km a mais de transporte público

Estudo prevê 20 km a mais de BRT ou VLT na região metropolitana de Belém
Estudo prevê 20 km a mais de BRT ou VLT na região metropolitana de Belém. foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

A Belém do futuro ganha mais um grande projeto. Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério das Cidades está trabalhando em um projeto que amplia em 20 quilômetros a rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054. Com isso, o sistema de transporte na capital poderá passar de 30 para 50 km de extensão e ampliar para cerca de 581 mil o número de pessoas diariamente. A ampliação em Belém prevê mais investimento em BRT ou VLT. Atualmente são 298,7 mil passageiros que utilizam os corredores de transporte coletivo na capital paraense.

Um dos indicadores usados no estudo é o RTR (Rapid Transit to Resident), indicador de transporte de média e alta capacidade por residente, que mensura o percentual da população que reside no raio de até 1 km de estações de sistemas de transporte público na capital passaria de 17,1% para 29%. O RTR é calculado pela razão entre a extensão total da rede de transporte de média e alta capacidade e a população em aglomerações urbanas com mais de 500.000 habitantes, expresso em quilômetros existentes para cada um milhão de habitantes.

Os dados são do Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades.

Em Belém, com a implantação da Rede Futura completa, o RTR passaria de 13 para 18, próximo do registrado em cidades como Lisboa (15,3) e Bogotá (14,3). Este indicador permite avaliar o ritmo de crescimento da infraestrutura em relação ao crescimento demográfico nas áreas urbanas. O boletim número 4 do estudo também mostra o impacto de outras políticas públicas de incentivo ao uso de transporte público na mobilidade urbana.

Segundo o estudo, as Redes Futuras de transporte incluem novos trechos de metrôs, trens, veículos leves sobre trilhos (VLT), bus rapid transit (BRT) e corredores exclusivos de ônibus.

Declarações do Ministério das Cidades

“Os números refletem o potencial de desenvolvimento de Belém. Nosso compromisso, no Ministério das Cidades é criar soluções para facilitar o dia a dia das pessoas e melhorar a vida em comunidade. Um transporte coletivo eficiente, moderno, sustentável, seguro e mais ágil impacta positivamente a vida do trabalhador e estimula que mais pessoas deixem os carros em casa e optem por transportes alternativos. Isso é planejamento ordenado”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.

Próximos passos do estudo

Nesta etapa de estudos, foram avaliados 400 planos e projetos identificados no Boletim Informativo nº 3, divulgado em março deste ano. Do total, quase 200 projetos com foco em sistemas de TPC-MAC têm demanda suficiente e serão capazes de ampliar o acesso da população nos próximos 30 anos.

Entre junho e agosto, o foco do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana será a elaboração do Banco de Projetos, com o detalhamento dos quase 200 projetos de rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) que compõem as Redes Futuras. Essa etapa incluirá as estimativas de investimentos, custos, receitas, benefícios e as avaliações econômicas e financeiras preliminares. Esse conjunto de informações contribuirá para o planejamento de médio e longo prazo dos entes públicos, permitindo uma análise estratégica para priorização dos investimentos em cada localidade.

📄 O Boletim Informativo nº 4 está disponível no site oficial do BNDES:
🔗 www.bndes.gov.br/enmu