Pará

‘Redário’ em creche incentiva a leitura e valoriza hábito regional

O Programa Creches Por Todo o Pará tem o objetivo de zerar o déficit da educação infantil, beneficiando crianças de 0 a 5 anos de idade, nos 144 municípios. Foto: Agência Pará
O Programa Creches Por Todo o Pará tem o objetivo de zerar o déficit da educação infantil, beneficiando crianças de 0 a 5 anos de idade, nos 144 municípios. Foto: Agência Pará

Deitar em rede, um hábito amazônico tão natural quanto contemplar os rios da região, é transformado em recurso pedagógico para a educação infantil pelo Governo do Pará. Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantou o Projeto “Redário da Leitura”, no Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. Ainda em caráter experimental, o projeto foi bem recebido pelos alunos da unidade, que integra o Programa do Estado “Creches Por Todo o Pará”.

A meta é atender mais de 550 crianças, de 2 a 5 anos, que estudam no Centro, em mais uma iniciativa inédita da rede pública estadual de ensino para ampliar a qualidade da educação no território paraense, e depois levar o projeto para as outras 149 unidades do programa que estão sendo construídas em todos os municípios.

“Eu gostei muito, principalmente depois do lanche, que dá um soninho. As tias também ficam balançando a gente. Me senti bem à vontade”, afirmou Maria Valentina de Oliveira, 5 anos, aluna do Pré II, já aproveitando o conforto da rede para ler um livro de contos.

Costume amazônico

O Centro trabalha práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam garantir não só o acesso à educação, mas um ensino de qualidade. Segundo a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o momento é para comemorar as conquistas no CREI.

‘Redário’ na Creche Prof. Orlando Bitar incentiva a leitura e valoriza hábito regional. Foto: Divulgação

“Essa é mais uma forma de demostrar que a educação não Pará não é inércia. Nós valorizamos a nossa cultura, os nossos costumes. Muitas dessas crianças dormem em redes, e é justamente esse conforto que queremos que elas tenham aqui. Importante este contato das crianças com o costume amazônico e o incentivo à leitura. Está creche será a referência de outras 149 que o Governo está construindo, no maior programa de proteção à infância, que é o Creche por Todo Pará”, garantiu a titular da Seduc.