Pryscila Soares
Uma marca consolidada há 35 anos no mercado paraense de mídia televisiva e antenada com as novas tendências. Assim é a RBATV, afiliada à Band, que hoje se faz presente, também, nas mídias digitais. A presença digital possibilita o compartilhamento do conteúdo produzido pela emissora em diferentes plataformas como o Instagram, Facebook, a rede social X (antigo Twitter) e Youtube. São inúmeras possibilidades que têm como principal objetivo manter o telespectador da RBATV e o usuário da internet sempre bem informados com a oportunidade de acompanhar os principais fatos e notícias veiculados nas mídias.
Entendendo a importância das mídias enquanto disseminadores de informações em um mundo conectado à internet e, sobretudo, às plataformas digitais, o Grupo RBA decidiu criar há três anos um departamento que cuida especificamente desses conteúdos. Atualmente, o Núcleo de Mídias Digitais é composto por uma equipe de 14 profissionais que se revezam em três turnos para levar ao público informação de qualidade.
À frente desta inovadora e importante missão está a coordenadora do Núcleo, Débora Costa. Ela lembra que começou este trabalho quando ainda era estagiária na RBATV, há treze anos. Hoje, a atividade está consolidada e busca seguir um planejamento para alcançar as metas estabelecidas. Um dos diferenciais das equipes de social media que atuam no Núcleo é fazer a cobertura dos principais acontecimentos em tempo real.
Uma das grandes coberturas deste ano foi a do Círio de Nazaré, transmitido ao vivo pelas plataformas do grupo. “Em grandes coberturas, vejo o quanto a marca da RBATV é forte dentro das redes sociais. É quando a gente percebe a procura do fã da emissora, do internauta, do telespectador. Acredito que é muito importante essa presença da marca nas redes sociais para possibilitar esse acesso ao público de qualquer lugar”, destaca a coordenadora.
A integração é igualmente importante para levar informação de qualidade ao internauta. “Como eu saí da TV para o Núcleo, essa integração foi imediata. A primeira conexão de rede social foi para a RBA TV. E veio a necessidade de outras redes da empresa ganharem atenção, a exemplo das rádios. Com relação à integração, os repórteres e os editores dão sugestões. E quando as equipes de reportagem estão nas ruas, eles fazem chamadas para algum material da emissora e mandam para a gente. E todo material da TV pode ser aproveitado (nas plataformas)”, destaca Débora.
DINAMISMO
Para Alvaro Borges, gerente de jornalismo da RBATV, a presença dos conteúdos da RBATV nas mídias digitais aprimora ainda mais o trabalho feito pela emissora. “A gente sabe o quanto a comunidade, a sociedade interage e está presente nos grandes meios que são as mídias digitais. É muito importante para a RBA mostrar, de uma forma dinâmica, o que ela apresenta no dia a dia na TV. E o que eu acho mais legal nisso tudo é que a RBA é um grupo de comunicação muito unido. É o único grupo de comunicação do Estado do Pará em que todas as redações estão unidas no mesmo espaço e trabalhando de uma forma conjunta”, declara.
As mídias digitais também são uma forma de despertar o interesse do público para a programação da TV. “Muitas vezes o próprio repórter da RBA TV já grava um vídeo para as redes sociais com dois objetivos: primeiro reforçar a rede social, porque é o repórter que está na rua e está vendo o que está acontecendo. E, além disso, ajuda a chamar a nossa audiência. Então, é muito importante essa presença da RBA nas redes sociais e com essa parceria do núcleo de mídias digitais da RBA TV”, pontua Borges.
O internauta tem a oportunidade de assistir ao vivo toda a programação da RBATV pelo portal DOL e pode ainda escolher o melhor horário para ver e rever a programação, que fica gravada no Youtube, conforme ressalta Alvaro Borges. “Toda a programação vai para o YouTube da RBATV e, também, está no Dol ao vivo. Isso é muito importante, porque reforça e permite que todos tenham essa possibilidade de ver e rever o material. E a audiência na internet é um negócio que a RBA leva muito em consideração. E isso faz com que a gente trabalhe com mais vontade para oferecer um produto de qualidade ao telespectador”, pondera.