Pará

RBATV também marca forte presença nas redes sociais

RBATV também marca forte presença nas redes sociais RBATV também marca forte presença nas redes sociais RBATV também marca forte presença nas redes sociais RBATV também marca forte presença nas redes sociais
Alvaro Borges, gerente de jornalismo da RBATV. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Alvaro Borges, gerente de jornalismo da RBATV. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Uma marca consolidada há 35 anos no mercado paraense de mídia televisiva e antenada com as novas tendências. Assim é a RBATV, afiliada à Band, que hoje se faz presente, também, nas mídias digitais. A presença digital possibilita o compartilhamento do conteúdo produzido pela emissora em diferentes plataformas como o Instagram, Facebook, a rede social X (antigo Twitter) e Youtube. São inúmeras possibilidades que têm como principal objetivo manter o telespectador da RBATV e o usuário da internet sempre bem informados com a oportunidade de acompanhar os principais fatos e notícias veiculados nas mídias.

Entendendo a importância das mídias enquanto disseminadores de informações em um mundo conectado à internet e, sobretudo, às plataformas digitais, o Grupo RBA decidiu criar há três anos um departamento que cuida especificamente desses conteúdos. Atualmente, o Núcleo de Mídias Digitais é composto por uma equipe de 14 profissionais que se revezam em três turnos para levar ao público informação de qualidade.

À frente desta inovadora e importante missão está a coordenadora do Núcleo, Débora Costa. Ela lembra que começou este trabalho quando ainda era estagiária na RBATV, há treze anos. Hoje, a atividade está consolidada e busca seguir um planejamento para alcançar as metas estabelecidas. Um dos diferenciais das equipes de social media que atuam no Núcleo é fazer a cobertura dos principais acontecimentos em tempo real.

Uma das grandes coberturas deste ano foi a do Círio de Nazaré, transmitido ao vivo pelas plataformas do grupo. “Em grandes coberturas, vejo o quanto a marca da RBATV é forte dentro das redes sociais. É quando a gente percebe a procura do fã da emissora, do internauta, do telespectador. Acredito que é muito importante essa presença da marca nas redes sociais para possibilitar esse acesso ao público de qualquer lugar”, destaca a coordenadora.

Coordenadora do Núcleo de redes sociais, Débora Costa. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A integração é igualmente importante para levar informação de qualidade ao internauta. “Como eu saí da TV para o Núcleo, essa integração foi imediata. A primeira conexão de rede social foi para a RBA TV. E veio a necessidade de outras redes da empresa ganharem atenção, a exemplo das rádios. Com relação à integração, os repórteres e os editores dão sugestões. E quando as equipes de reportagem estão nas ruas, eles fazem chamadas para algum material da emissora e mandam para a gente. E todo material da TV pode ser aproveitado (nas plataformas)”, destaca Débora.

DINAMISMO

Para Alvaro Borges, gerente de jornalismo da RBATV, a presença dos conteúdos da RBATV nas mídias digitais aprimora ainda mais o trabalho feito pela emissora. “A gente sabe o quanto a comunidade, a sociedade interage e está presente nos grandes meios que são as mídias digitais. É muito importante para a RBA mostrar, de uma forma dinâmica, o que ela apresenta no dia a dia na TV. E o que eu acho mais legal nisso tudo é que a RBA é um grupo de comunicação muito unido. É o único grupo de comunicação do Estado do Pará em que todas as redações estão unidas no mesmo espaço e trabalhando de uma forma conjunta”, declara.

As mídias digitais também são uma forma de despertar o interesse do público para a programação da TV. “Muitas vezes o próprio repórter da RBA TV já grava um vídeo para as redes sociais com dois objetivos: primeiro reforçar a rede social, porque é o repórter que está na rua e está vendo o que está acontecendo. E, além disso, ajuda a chamar a nossa audiência. Então, é muito importante essa presença da RBA nas redes sociais e com essa parceria do núcleo de mídias digitais da RBA TV”, pontua Borges.

O internauta tem a oportunidade de assistir ao vivo toda a programação da RBATV pelo portal DOL e pode ainda escolher o melhor horário para ver e rever a programação, que fica gravada no Youtube, conforme ressalta Alvaro Borges. “Toda a programação vai para o YouTube da RBATV e, também, está no Dol ao vivo. Isso é muito importante, porque reforça e permite que todos tenham essa possibilidade de ver e rever o material. E a audiência na internet é um negócio que a RBA leva muito em consideração. E isso faz com que a gente trabalhe com mais vontade para oferecer um produto de qualidade ao telespectador”, pondera.