Pará

RBATV comemora 34 anos em sintonia com seus telespectadores

A RBATV comemora 34 anos de fundação nesta quinta, 15. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
A RBATV comemora 34 anos de fundação nesta quinta, 15. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Trayce Melo e

Luiz Flávio

Hoje, a RBATV comemora 34 anos no ar, de muito entretenimento e jornalismo como afiliada da Band no Pará, pelo canal 13. A emissora foi fundada em 1988, buscando sempre estar cada vez mais presente nos lares paraenses com um jornalismo sério, conteúdos de relevância e prestação de serviços. Hoje, é a maior rede regional afiliada à Band e com maior audiência do Brasil.

De acordo com o diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, os números de audiência são bem expressivos e superiores à média nacional, o que coloca a RBA numa posição de consolidação na rede. “A emissora foi pioneira na transmissão do sinal digital no Pará. Atualmente, atinge cerca de 6 milhões de paraenses, sendo que só na grande Belém são mais de 360 mil telespectadores. Além disso, a programação está disponível 24 horas por dia, ao vivo, pelo site da emissora e com informações em tempo real pelas redes sociais. Estamos sempre buscando inovar, por isso caiu nas graças dos paraenses como a emissora que é, de fato”, afirma.

Jader Barbalho Filho, presidente do Grupo RBA Foto: Octavio Cardoso

Luiz Eduardo Anaice, apresentador do Barra Pesada, tem uma relação afetiva com os veículos da RBATV. O jornalista lembra que começou na emissora em julho de 1992, como repórter policial. “Tenho 30 anos na emissora, já participei de diversos projetos. O Barra Pesada marcou muito minha trajetória profissional, eu não imaginava que tomaria toda essa dimensão. Trabalhei ao lado de grandes nomes do jornalismo, como Célia Pinho e Ronaldo Porto”, lembra.Anaice diz que a evolução constante e a equipe empenhada fazem o sucesso da emissora. “Era muito diferente antes dos equipamentos e como era feita toda produção, mas o programa sempre buscou se reinventar. Os nossos colegas que passaram pela emissora ajudaram também muito na construção do programa, o que foi determinante para que a emissora fizesse sucesso”, recorda.

A apresentadora do Jornal da RBA, Daiane Balbinot, lembra que, na época em que entrou na emissora, era repórter esportiva e nunca se imaginou na bancada do maior telejornal da TV. “Comecei em 2004. Nunca imaginei chegar onde estou, pensei que sempre ia continuar no esporte, mas os planos mudaram. Em 2009 surgiu a oportunidade de ir para o Geral. Decidir embarcar nessa nova experiência, eu digo que por mais que eu esteja mais de 12 anos na frente do Jornal, todo dia é como se fosse meu primeiro dia e quando termina o telejornal tenho a sensação de alívio e dever cumprido em levar da melhor forma possível informação para a população paraense”, garante.

Fotos: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

ESPECIAL

Para o mês de aniversário, a emissora preparou diversas surpresas para o telespectador. “Ao longo dessas 3 décadas a emissora tem mostrado uma força e compromisso com a sociedade. É um jornalismo que retrata o dia a dia da população paraense, noticia os principais acontecimentos e repercute grandes assuntos. Tanto que estamos com uma série de reportagens especiais relembrando grandes casos através dos olhos dos personagens da época”, conta o gerente de jornalismo da RBATV, Álvaro Borges.

Ele destaca ainda que a RBA está sempre investindo em tecnologia. “Essa evolução da tecnologia não para e estamos sempre investindo para continuar trazendo a melhor experiência. Nossos telespectadores podem esperar muitas novidades para 2023, com novos cenários e uma programação ainda mais completa”.

Hoje (15), a emissora transmite um “Bora Cidade” especial, com homenagens, relembrando grandes histórias e artistas que já passaram pela emissora. Uma parte do programa será no estúdio do “Bora Cidade” e outra parte com os repórteres ao vivo de vários cantos da cidade. “Na verdade, toda programação do dia será especial. Ainda vamos ter um “amigo oculto” com os colaboradores em parceria com nossos patrocinadores, será uma brincadeira bem divertida, eles merecem esse momento”, explica Álvaro. Esse projeto tem o patrocínio e apoio da Prefeitura de Ananindeua, Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), Grupo Formosa e Terra New Motos Yamaha.

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

SOLIDEZ

Jader Barbalho Filho, presidente do Grupo RBA, avalia que a RBATV se tornou uma emissora sólida, seja no aspecto técnico, humano e de audiência. “Sem dúvida, é um veículo que evoluiu e se preparou para o futuro da forma como o telespectador espera: antenada com seus anseios e sempre conectada às mais modernas tecnologias”.

Ele destaca a força da programação regional da emissora, que veio desde a sua fundação, mas que ao longo do tempo foi reforçada pela parceria com a BANDTV, que vem oferecendo um leque diferenciado e de muita qualidade de produtos.

“Podemos citar a Fórmula 1 e o UFC no esporte, o Faustão na área de entretenimento e o Jornal da Band no jornalismo. Isso mostra um futuro próspero para a Band, o que acaba se refletindo no nosso crescimento aqui como afiliada. Muitas novidades ainda estão por vir. Sempre olhando para as coisas da gente. Parabenizo toda a equipe da RBATV pelo grande trabalho realizado até aqui. Sucesso sempre!”

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Camilo Centeno, vice-presidente do grupo, destaca que a RBATV vem ocupando há vários anos uma posição e destaque dentre as afiliadas da BANDTV. “Somos a afiliada que possui a maior audiência da rede em todo o país proporcionalmente, o que um motivo de muito orgulho para todos nós e um incentivo enorme para continuarmos a produzir um conteúdo inovador e com qualidade cada vez maior, divulgando com prioridade as coisas do nosso Estado, da nossa população”, comemora.

As metas, segundo Camilo, serão sempre produzir programações cada vez mais regionais, contando as histórias e o dia a dia dos paraenses. “Hoje a RBATV chega com seu sinal aos 48 principais municípios do Estado, atingindo cerca de 80% da população paraense, mas queremos mais e queremos atingir a 100% dos paraenses com transmissão digital”, antecipa.

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.