Rádios do Grupo RBA mantêm liderança absoluta no Ibope

As rádios do grupo RBA (Rádio Clube, 99FM e Diário FM) estão a mais de um quarto de século, ininterruptos, na liderança da audiência no segmento no Pará com números crescentes e incontestáveis
As rádios do grupo RBA (Rádio Clube, 99FM e Diário FM) estão há mais de um quarto de século, ininterruptos, na liderança da audiência no segmento no Pará com números crescentes e incontestáveis. Foto: Ricardo Amanajás

As rádios do Grupo RBA (Rádio Clube, 99FM e Diário FM) estão há mais de um quarto de século, ininterruptos, na liderança da audiência no segmento no Pará com números crescentes e incontestáveis, no público em geral, ambos os sexos e considerando o horário cheio em todos os dias da semana. Os números são da pesquisa feita pela Kantar Ibope Media realizada no período de 03/06/2024 a 10/06/2024 na Grande Belém.

O levantamento mostra que a Rádio Clube do Pará mantém a liderança absoluta na frequência AM no Estado, com mais de 82% de audiência, o que representa mais de 5 vezes o percentual da segunda colocada (16,4%).

Segundo a pesquisa, a Clube possui um alcance diário de mais de 41 mil ouvintes, contra pouco mais de 15 mil pessoas da segunda colocada. A Clube entrou na frequência FM no segundo semestre de 2023 e em menos de um ano os números da rádio impressionam: segundo o Kantar Ibope a rádio já aparece com média de 5 mil ouvintes por minuto na FM.

Já a 99FM aparece com um share de 22,68% no horário de 5h à meia-noite e de 22,36% quando se mede a audiência do dia inteiro. A rádio segunda colocada aparece com 12,14% (5h à meia-noite). A rádio que aparece na terceira colocação fica com um share de 10,8% (5h à meia-noite). Os números da pesquisa revelam ainda que a 99FM possui 20,6 mil ouvintes ligados na sua frequência por minuto, contra cerca de 11 mil da segunda colocada e 9,8 mil da terceira colocada.

Considerando o período de 15 dias, a 99FM atinge um alcance médio de 454 mil pessoas, contra cerca de 325 mil da rádio segunda colocada e cerca de 130 mil da terceira colocada. Num único dia a rádio chega a ter 190 mil ouvintes registrou o Kantar Ibope; contra 118 mil da segunda colocada e cerca de 92 mil da emissora terceira colocada.

Camilo Centeno, presidente do grupo RBA, comemora os números e destaca a performance da Rádio Clube, que a cada pesquisa amplia seus números.

“Uma emissora que apresenta mais de 82% de share é fantástico se consideramos as demais emissoras, que ficam com muito pouco do que resta da audiência”. Ele também destaca que a 99FM permanece como líder, deixando a rádio segunda colocada com menos da metade da sua audiência.

Camilo Centeno ressalta a busca da empresa por sempre aperfeiçoar a programação para o público Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Camilo Centeno ressalta a busca da empresa por sempre aperfeiçoar a programação para o público Foto Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

“Os números são maravilhosos e só tenho a agradecer aos ouvintes e a todas as equipes fantásticas das rádios pelo belo trabalho que vêm realizando, mantendo sempre o foco, construindo uma programação popular e de alta qualidade, com a preocupação permanente de colocar no ar apenas o que nossos ouvintes querem ouvir. Isso mostra que o caminho que estamos trilhando todos esses anos é o correto”.

Centeno ressalta que o grupo não se acomodará na liderança e buscará sempre aperfeiçoar a sua programação e estrutura tecnológica com investimentos maciços e permanentes. “Queremos que essa audiência cresça ainda mais e nosso público ouvinte pode esperar que novas surpresas e novos produtos estarão sendo agregados á programação as rádios nos próximos meses”, antecipa.

Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, ressalta que a fórmula de sucesso das rádios reflete a soma do trabalho dos profissionais da emissora, a tecnologia de ponta instalada e a simbiose com o ouvinte, o que aumenta ainda mais seu alcance, prestígio e visibilidade.

Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA Foto: celso Rodrigues/ Diário do Pará.

“O mais importante em todo esse processo é que as rádios entendem o que o público ouvinte demanda e materializam suas preferências ao longo de toda a programação. Os locutores criaram uma conexão e um carinho com quem sintoniza as rádios. Só temos que comemorar e agradecer a toda essa equipe fantástica que coordena as rádios, assim como todos os ouvintes e anunciantes que ao longo de todo esse tempo nos prestigiam e nos colocaram onde estamos hoje”.

Lobato reforça que o mercado anunciante precisa prestigiar mais o segmento radiofônico e valorizar as pesquisas mercadológicas sérias que apontam que investir nas rádios do grupo RBA significa um ótimo retorno. “O mercado precisa consultar sempre as pesquisas do Kantar Ibope quando lhes forem apresentados propostas comerciais para que possa reforçar e valorizar o seu investimento, tendo a certeza que terá um retorno bastante satisfatório”, justifica.

JORNALISMO

Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube, lembra que a rádio, que completou 96 anos em abril passado, segue sendo hoje a mais ouvida entre todos os públicos há 27 anos. “Somos líderes com 82% de audiência. Isso quer dizer que sobra apenas 18% para as demais rádios. Os números só aumentam! É um patamar extraordinário que poucas rádios no Brasil alcançam. Lideramos todas as pesquisas desde 1998 e, a cada levantamento, a diferença só vem aumentando”.

Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube
Nonato Cavalcante, diretor de jornalismo e programação da Rádio Clube Foto: Alberto Bitar/Diário do Pará

Todos os programas na rádio, segundo ele, são líderes de audiência e alguns se destacam, como o “Clube da Manhã”, apresentado por Nonato das 7h às 9h todos os dias, que possui 80% de audiência. “A Rádio Clube também está em todas as redes sociais com destaque para o WhatsApp, que dá voz e vez aos ouvintes”.

Essa performance “avassaladora”, diz Cavalcante, se deve ao trabalho árduo de uma equipe fantástica, muito competente. “Fazemos um jornalismo antenado e ligado em todos os fatos que ocorrem em nosso Estado, com uma cobertura dinâmica e em tempo real. Esse mesmo fenômeno se repete no segmento de esportes e de entretenimento que agrada a todos os nossos ouvintes, caindo no gosto da população. Isso se reflete nos índices de audiência”, aponta Cavalcante.

Ele lembra que a Rádio mudará de frequência FM no segundo semestre, saindo de 104,7 Mhz para 106,9 Mhz e nesse segmento alcançou o quarto lugar geral entre todas as FM’s. “Isso tudo levando em conta que a Clube entro na frequência FM a menos de um ano!”, observa.

Jorge Kobara, diretor artístico da 99FM, destaca que a rádio é, há 27 anos consecutivos, o primeiro lugar disparado no Ibope no segmento FM com quase o dobro de audiência da segunda colocada. Para ele, o segredo desse sucesso todo é porque a 99 é uma “rádio amiga, que está próxima dos eu ouvinte”. Segundo Kobara a comunicação dos locutores da rádio chega ao lado da dona de casa, do trabalhador, do estudante.

“A premiação que a 99 faz para seus ouvintes é constante, todos os dias durante o ano todo, dos mais variados tipos, que vão desde cestas básicas, tanques de gasolina, eletroeletrônicos, bonés, camisetas, kits da rádio, dinheiro… Ou seja, agregamos música boa e de qualidade da nossa terra, e que o nosso público quer ouvir como o brega; a essas premiações, aliado a locutores muito comunicativos e carismáticos. Isso nos aproxima muito do nosso ouvinte, que se sente bem e acolhido. Como se fosse um integrante da nossa família. E isso se reflete nessa audiência maciça”, garante.

Guto Miranda e Rodrigo Mutran comandando a programação da Diário FM FOTO: ricardo amanajás

Guto Miranda e Rodrigo Mutran comandando a programação da Diário FM
FOTO: Ricardo Amanajás