Pará

Rádio Clube do Pará celebra 96 anos de fundação com café da manhã

Fundada em 1928 e completando 96 anos, a Rádio Clube do Pará é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido a quarta rádio a entrar no ar no país. Foto; Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Fundada em 1928 e completando 96 anos, a Rádio Clube do Pará é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido a quarta rádio a entrar no ar no país. Foto; Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Even Oliveira

Fundada em 1928 e completando 96 anos, a Rádio Clube do Pará é uma das mais antigas do Brasil, tendo sido a quarta rádio a entrar no ar no país. O aniversário da rádio foi oficialmente em 22 de abril, mas as celebrações continuam em curso, demonstrando o vínculo duradouro e afetivo que a rádio tem com sua audiência e colaboradores. Na manhã desta sexta-feira (26), um café da manhã especial reuniu as equipes da TV, jornal e núcleo da emissora.

O diretor de jornalismo da Rádio Clube, Nonato Calvacante, que está há 30 anos na emissora, revela os bastidores do sucesso contínuo, confidenciando a maestria da trajetória. “São 96 anos de sucesso absoluto; principalmente nos últimos 30 anos, que a rádio não perdeu sequer uma pesquisa de opinião pública. E ‘qual o segredo da Rádio Clube?’ O segredo é agradar seus ouvintes. Nós temos esporte, jornalismo e entretenimento. A melhor programação de rádio. E é por isso que nós somos, exatamente, líderes de audiência e estamos ainda jovenzinhos em termos do amanhã”, revela.

Gleydson Souza, que há 14 anos faz parte de vários setores da rádio e 4 anos como coordenador de jornalismo, conta que integrar a equipe, especialmente em participar do caminho aos 100 anos, é de total responsabilidade. “Colocar a Rádio Clube no ar todos os dias não é fácil. A gente precisa ter um filtro do que vai ao ar da melhor forma possível, com muita responsabilidade, levando jornalismo, comunicação, notícia de forma geral. Mas além disso, é uma satisfação trabalhar, compor o time e procurar novidades dia a dia”, expõe.

Como uma fonte de informação acessível e abrangente para os ouvintes, Gleydson explica que as programações possuem alcances vastos em toda a região. “Levando informação para o ar e que chegue de forma simples, nesses 144 municípios que a Rádio Clube consegue alcançar – a gente tem as matrizes e também as repetidoras, então conseguimos através do celular, internet e da própria Frequência Modulada (FM) conseguimos alcançar um número grande de ouvintes”, descreve.

Para o diretor de esporte, Guilherme Guerreiro, a Rádio Clube foi palco do início da trajetória profissional, começando como estagiário aos 15 anos de idade. Entre idas e vindas, o diretor está há 37 anos compondo a equipe. “Tenho a Rádio Clube do Pará como minha grande universidade, onde eu aprendi tudo, começando como auxiliar de rádio escuta e, com a graça de Deus, consegui caminhar e ver a rádio com esta força e prestígio, sendo um patrimônio da comunicação do Brasil. É um orgulho gigante fazer parte dessa história”, cita.