Foram identificados o motorista da Universidade Federal do Pará (UFPA) e os três estudantes que morreram na madrugada desta quarta-feira (16) em um grave acidente envolvendo dois ônibus e uma carreta na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. Eles faziam parte de uma comitiva estudantil que saiu do Pará com destino a Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O motorista da carreta, que também faleceu na colisão, ainda não teve o nome divulgado. Ao todo, foram confirmadas cinco mortes.
Os nomes das vítimas foram divulgados nas redes sociais pelo partido Unidade Popular (UP) e pela União da Juventude Rebelião (UJR), junto a uma nota de pesar assinada pelo presidente do partido, Leonardo Péricles Vieira.
As vítimas identificadas são:
- Welfesom Campos Alves, militante da UJR e da UP
- Leandro Souza Dias, militante da UJR e da UP
- Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA
- Ademilson Militão, motorista e servidor da UFPA
“Não há consolo possível para uma perda como essa, mas uma certeza nos move: a memória, os sonhos e a luta desses companheiros continuarão vivos. Honraremos sua dedicação com ainda mais força e compromisso”, afirmaram as entidades em nota.
A Prefeitura de Altamira (PA) também lamentou a morte de Ademilson Militão, motorista do ônibus atingido. Servidor da UFPA, ele foi lembrado como um “homem de fé”, generoso e dedicado, além de praticante de esportes como corrida e ciclismo.
Detalhes do acidente
Imagens divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Corpo de Bombeiros mostram a violência da colisão. A carreta e um dos ônibus ficaram completamente destruídos, e os destroços se espalharam pela pista. A rodovia foi parcialmente liberada apenas após as 9h da manhã.
Segundo a PRF, o acidente aconteceu quando a carreta invadiu a contramão e colidiu frontalmente com um dos quatro ônibus que compunham o comboio de estudantes — cerca de 25 estavam no veículo atingido. Quatro pessoas morreram no local: o motorista Ademilson e três estudantes. O condutor da carreta também não resistiu aos ferimentos e morreu. O passageiro do caminhão foi socorrido em estado grave.
Um segundo ônibus do comboio também foi atingido, mas sem registro de feridos. Os outros dois veículos seguiram viagem normalmente.
Total de vítimas
De acordo com a Ecovias do Araguaia, concessionária que administra a BR-153, o acidente deixou 75 vítimas no total. Cinco foram socorridas pela equipe da empresa — quatro em estado grave e uma com ferimentos leves. Outros feridos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e a Prefeitura de Talismã (TO). Inicialmente, havia sido divulgado que seis pessoas morreram, mas o número foi corrigido para cinco.
As vítimas graves foram levadas para o Hospital de Alvorada, no Tocantins.
Os ônibus transportavam estudantes da UFPA que seguiam para o Congresso da UNE, com início nesta quarta-feira (16) e previsão de término no dia 20 de julho. O evento deve reunir mais de 10 mil estudantes de todo o país. A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está confirmada para o evento nesta quinta-feira (17).
O acidente ocorreu no km 2 da BR-153, que ficou completamente interditada entre 4h10 e 9h20, sendo parcialmente liberada em sistema de “pare e siga” posteriormente.
Repercussão
O governador do Pará, Helder Barbalho, lamentou a tragédia nas redes sociais:
“Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que partiram do Pará com sonhos e ideais. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com autoridades locais e o Estado está à disposição para colaborar no que for necessário.”
A União Nacional dos Estudantes também se manifestou:
“A UNE recebeu com imensa tristeza a notícia do acidente. Neste momento de dor, expressamos solidariedade às famílias e amigos das vítimas. Estamos em contato com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA, UFG e o Governo Federal, acompanhando todas as providências e oferecendo apoio aos envolvidos.”
Com informações de O Globo.