LAZER

Quem procurou tranquilidade, encontrou na Praia do Pesqueiro

No Marajó, o local ainda é uma opção de lugar para apreciar, passear de búfalos ou matar a saudade com a família

A Praia do Pesqueiro guarda as belezas da Ilha do Marajó. Fotos: Aline Rodrigues
A Praia do Pesqueiro guarda as belezas da Ilha do Marajó. Fotos: Aline Rodrigues

Pará - Um dos maiores atrativos naturais de Soure, a Praia do Pesqueiro, foi uma opção para muitos banhistas neste segundo final de semana de julho, que curtiram com tranquilidade o espaço.

A comerciária Maria das Graças Menezes escolheu ir ao Pesqueiro com as netas porque já tem uma relação afetiva com o lugar e sempre é a sua opção de julho. “Há mais de 20 anos venho para Soure, gosto muito daqui. Tenho foto bem novinha com meus filhos aqui, todos bem pequenos. Hoje trago as minhas netas para apreciar as praias, passear no búfalo. Ontem [sábado] fomos na Barra Velha”, falou ela.

A estudante Clara Neves, neta da comerciária, disse frequentar Soure desde os 6 anos, e que é uma ilha que está na família, por isso vale muito a pena curtir as praias do Marajó. “A vovó trouxe meus pais, minha mãe, meus tios, e agora traz a gente também, os netos dela. E amamos muito o Pesqueiro, a Barra Velha é tudo que envolve o Marajó. Vale muito a pena passar as férias aqui, se pudesse passava mais de três meses aqui”, falou Clara.

SAUDADE

Já o casal de aposentados Antônio Pedro Seabra e Gremilda Sodré, escolheu a praia para matar a saudade do lugar, pois ele é filho de Soure e fazia muito tempo que não vinha ao Pesqueiro. “Minha mulher queria conhecer o Pesqueiro e viemos aproveitar, comer um caranguejo e ela vai tomar a cervejinha dela também. Vamos ficar até o dia 27” , disse ele.

Já dona Gremilda tinha ouvido falar que a praia tinha acabado por causa da forte erosão modificando a paisagem do local. “Queria ver como estava, queria conhecer, sou de Belém e o pessoal dizia: ‘acabou a praia’. Aí a gente queria ver. Mas, pelo que estamos vendo ainda dá pra brincar. Ainda dá pra passear no búfalo e queríamos só curtir o Pesqueiro mesmo, como estivesse, mesmo do jeito que está. Aproveitar”, disse ela.

Aumento do Turismo em Soure

Segundo Glenilson Pantoja, condutor de turismo, neste final de semana Soure esteve com um aumento de visitantes equivalente a 30% . “Era muito comum o turismo começar a partir do dia 15 do mês de julho e ir até o final do mês. Este ano, desde o primeiro final de semana a cidade já lotou. Esse aumento se deve à cidade mais organizada, eventos, porque praia sempre foi o destino das férias, mas com a cidade mais organizada, o próprio carimbó, temos show em várias lugares da cidade, atrai mais”, disse Glenilson.