Pará

Queijo do Marajó ganha destaque na feira internacional

Produto, tipo creme, da Fazenda Leal, ficou em 9° lugar na categoria 'Leite de Búfala - Leite cru pasteurizado', o resultado saiu no domingo (27).
Produto, tipo creme, da Fazenda Leal, ficou em 9° lugar na categoria 'Leite de Búfala - Leite cru pasteurizado', o resultado saiu no domingo (27).

O queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal, localizada no município de Soure, vencedor do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Estado do Pará, o “Queijo Pai D’Égua”, promovido em junho deste ano, pelo Governo do Estado por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), teve participação inédita na ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, o principal concurso internacional de queijos artesanais da América Latina, realizado na cidade de Araxá, em Minas Gerais, no último final de semana.

A edição deste ano contou com 410 produtores inscritos com 1,3 mil queijos de 10 países, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.

O evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram os atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações contaram com categorias ouro, prata, bronze e o “Super Ouro”.

A edição deste ano contou com 410 produtores inscritos com 1,3 mil queijos de 10 países, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.

O queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal, ficou em 9° lugar no concurso, na categoria “Leite de Búfala – Leite cru pasteurizado,  massa não filada até 30 dias de maturação”. O resultado final foi divulgado no sábado (26) e no domingo (27) foi disponibilizado pela coordenação do evento a pontuação de todos dos participantes.

“Estamos muito felizes de ver o nosso queijo participando da ExpoQueijo, é um momento incrível, com muita troca de experiências, muito conhecimento em volta da produção de laticínios”, comemorou o responsável técnico da queijaria Fazendo Leal, Douglas Marcel.

“Quero agradecer primeiramente a Deus por este momento, seu Alfredo Leal (proprietário da fazenda Leal), à Emater Pará, e às pessoas que contribuíram direta e indiretamente para que pudéssemos trazer a nossa iguaria até aqui. Poder representar o nosso Estado é uma honra, uma responsabilidade muito grande, que nunca imaginamos vivenciar, estamos aqui, para o Brasil e o mundo conhecer o nosso laticínio e para que as pessoas visitem a nossa região do Marajó rica por suas iguaria, cultura e ancestralidade”, pontuou.

O representante do Pará, o “Queijo Pai D’Égua” participou da competição internacional com patrocínio do governo do estado por meio da Emater que custeou as passagens áreas do representante da queijaria.

“O papel da Emater foi fundamental em promover o concurso do “Queijo Pai D’Égua” até o momento que a gente consegue levar o produtor para este concurso internacional, promover e dar visibilidade para os produtos paraenses”, ressaltou a coordenadora do Concurso Queijo Pai D’Égua, Karine Sarraf, que é veterinária  e extensionista da Emater.

“É uma alegria muito grande para nós todos, na ExpoQueijo, quando percebemos que tantas cidades e tantos estados brasileiros tem resultados tão expressivos como os produtores do Pará tiveram. Em mais de 1.300 queijos inscritos do mundo, entre tantas categorias, esse destaque que o Queijo Marajó, da Fazenda Leal tem, é algo que precisa ser enaltecido”, ressaltou a coordenadora geral da feira Internacional “ExpoQueijo”, Maricell Hussein.