Uma franquia pode ser uma boa opção para quem deseja empreender. Mas o modelo que possibilita o uso autorizado de uma marca já consolidada no mercado também demanda planejamento e o entendimento de como funciona esse tipo de negócio, qual o investimento inicial necessário, entre outras demandas.
O diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, explica que antes de fechar negócio com uma marca franqueadora é preciso se preparar e conhecer o mercado. Nesse sentido, antes de tudo é preciso conhecer bem os seus objetivos enquanto empreendedor. “Uma das primeiras coisas a se fazer é avaliar o seu perfil empreendedor, depois conversar com os franqueados também é uma forma de descobrir se o suporte da franqueadora é adequado e atende às expectativas. Importante lembrar que todo franqueador precisa cumprir as exigências legais e as obrigações estabelecidas pela franqueadora antes de adquirir uma unidade”.
Rubens cita que também é fundamental fazer uma pesquisa de mercado antes de se decidir por investir em determinada franquia. Isso porque um negócio que é interessante em São Paulo, pode não ter a mesma viabilidade no Pará, por exemplo. Feita essa avaliação do mercado e dos segmentos, também é necessário conhecer bem a franquia que se deseja investir. “O empreendedor precisa ler com atenção a circular de oferta de franquia, a minuta do contrato e todas as informações financeiras da franquia. Importante lembrar que o Sebrae no Pará oferece cursos, consultorias e mentorias para os empreendedores que optarem por se tornar franqueados”, explica.
Outro cuidado que o empreendedor precisa adotar antes de se decidir por abrir uma franquia ou uma empresa é elaborar um modelo de negócios. Segundo Rubens Magno, é a partir do modelo de negócios que todas as principais ações da empresa serão observadas e documentadas, ajudando a entender os principais aspectos do negócio. “Além disso, o empreendedor deve verificar se a franquia desejada oferece planos de negócios padrão de investimento para os modelos de franquia, isso dará uma visão ampla sobre a atuação da franquia, e possibilidades de atuação”.
No que se refere ao investimento inicial necessário, tudo dependerá do montante que o empreendedor está disposto a investir e do próprio recurso que ele tem disponível para isso. Rubens Magno esclarece que franquias baratas costumam demandar um investimento inicial que varia de R$ 5.000 a R$ 30.000, dependendo do segmento e da marca. Por isso, a orientação do Sebrae é que o empreendedor pesquise bastante antes de fechar negócio. Mantendo esses cuidados, o modelo pode representar boas vantagens a quem deseja empreender.
“Diria que as principais vantagens de ser um franqueado é já iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado, contar com o apoio do franqueador em momentos difíceis, além de fazer economia em propagandas ou divulgações maiores, sem contar na independência jurídica e financeira. Mas por outro lado, também é preciso analisar os critérios e protocolos do franqueador”, orienta o diretor superintendente do Sebrae no Pará.
FRANQUEADOR
Mais do que adquirir uma franquia, este modelo de negócios também oportuniza que o empreendedor se torne um franqueador, quando ele inicia um negócio e passa a autorizar o uso de sua marca por terceiros. Esse foi o caminho encontrado pelos empreendedores Roni Rêgo e Maysa Rêgo, idealizadores da Açaíman.
Roniconta que ele e a esposa começaram a empreender na área do açaí no período da pandemia e hoje a marca idealizada por eles já tem seis franquias. “Na pandemia eu desenvolvi um projeto na área do açaí, eu e a minha esposa. A gente desenhou esse projeto.
“Eu sempre pensei em franquia porque, em paralelo, eu já estava com uma franquia de pipoca gourmet e rápido a gente conseguiu abrir cinco franquias dela. Com isso, tendo uma franquia, a gente meio que aprendeu a mexer com esse modelo de negócio”, lembra. “A gente foi entendendo esse negócio, entendendo como funcionava o sistema de franquia e foi quando a gente tirou do papel a nossa própria marca”.
A primeira da marca foi inaugurada em um quiosque dentro de um complexo comercial localizado no bairro da Sacramenta. Já a segunda loja foi instalada na avenida Presidente Vargas e daí outras surgiram. “
Foi um sucesso, as pessoas começaram a conhecer e ter mais contato com a marca e daí a gente já começou a pensar em franquear. A gente abriu a terceira unidade na Praça Brasil e, a partir daí, a primeira loja que nós abrimos nós franqueamos para uma pessoa que queria aquela loja e abrimos outra loja, já como franquia, a avenida Alcindo Cacela e a loja da Presidente Vargas virou franquia também”.
Em meio a esse processo, a marca paraense que trabalha com a comercialização do frozen de açaí e outros produtos naturais também abriu uma franquia em São Paulo e outra loja própria em Belém. Atendendo tanto o público que busca um alimento fitness e saudável, quanto quem simplesmente aprecia o fruto, a marca foi se fortalecendo.
“A principal vantagem da franquia é poder verticalizar a sua marca e, antes disso, poder proporcionar que os seus franqueados empreendam com a sua marca e tenham ganhos financeiros atrativos”, destaca Roni. “Os franqueados já iniciam com uma marca consolidada, onde eu e a minha esposa já enfrentamos quase todos os perrengues, então, hoje a gente sabe o que deve e o que não deve fazer”.