AMAZÔNIA

Público se despede da FITA 2024 com música, cultura e incentivo ao turismo

Cerca de sete mil pessoas participaram da feira, que foi realizada pela primeira vez em Santarém

Cerca de sete mil pessoas participaram da feira, que foi realizada pela primeira vez em Santarém
Cerca de sete mil pessoas participaram da feira, que foi realizada pela primeira vez em Santarém

A 12ª Feira Internacional do Turismo na Amazônia (FITA) foi o destino escolhido para um passeio especial para Antônia Frota, de 87 anos. Ela se recupera de um acidente vascular cerebral ocorrido há quatro meses e, neste domingo (25), foi com a família ao Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará.

Foi a primeira vez que ela saiu de casa neste período de recuperação. E mesmo na cadeira de rodas, aproveitou para visitar os estandes e assistir ao show de Wanderley Andrade, que encerrou a programação no centro.

“Fizemos uma força-tarefa. Como ela está bem melhor, a gente escolheu hoje para o passeio e levamos em conta o lugar, que ela não conhecia, a acessibilidade, a refrigeração. Veio neta, genro, filha, todo mundo. Ela passeou, tomou sorvete, comeu chocolate. Gostou muito. Ela sempre gostou muito de dançar e sabe que nós também gostamos. Então, hoje, o Wanderley uniu todo mundo “, contou Áurea Monteiro, filha da dona Antônia.

Cerca de sete mil pessoas participaram da feira, que foi realizada pela primeira vez em Santarém

Pela primeira vez, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), promoveu a FITA em Santarém, um dos grandes destinos turísticos do estado, conhecida pelas belezas naturais e cultura marcante. Só no ano passado, 490 mil turistas nacionais e internacionais visitaram a Pérola do Tapajós. Em três dias de evento (23, 24 e 25), cerca de sete mil pessoas participaram da feira, seja no Centro de Convenções ou na orla da cidade, com os shows musicais.

Para o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, o balanço da FITA é extremamente positivo. “Santarém atrai turistas do mundo todo em busca de experiências de turismo de sol e praia, ecoturismo, pela sua riqueza gastronômica, além da diversidade cultural e histórica. O município conta com boa estrutura turística para atender com qualidade esse visitante. Realizar uma feira já consolidada como a FITA aqui fortalece ainda mais o turismo no município e na região do Tapajós, fomentando toda a cadeia do turismo com hospedagem, alimentação, agência de viagens, produção associada ao turismo. Como Secretaria de Turismo, nosso objetivo é que mais turistas possam visitar e se encantar com as belezas de Santarém e de todo Pará”.

Em parceria com o governo federal, a FITA também foi palco do 1° Feirão Nacional do Turismo, com 15 estandes de empresas de viagens, linhas aéreas, destinos turísticos e outros empreendimentos do setor que neste final de semana ofertaram preços e pacotes promocionais para várias partes do país.

No espaço central da feira, 64 expositores apresentaram destinos turísticos da Amazônia e do Brasil, além da comercialização de produtos nativos, como artesanato e alimentos. 

A Letícia Bezerra faz parte da Cacau Xingu, empresa que produz chocolate de maneira agroflorestal no município de Brasil Novo, no sudoeste paraense. Para a expositora, a feira foi muito importante para apresentar o trabalho a mais pessoas, além de divulgar a região da Transamazônica aos visitantes. “A gente ainda não tinha chegado a Santarém, mas a gente sai da FITA com contatos para exportar e mostrar o nosso chocolate aqui na região. Também divulgamos a rota turística que passa por várias fábricas de chocolate na Transamazônica”, destacou.

Shows na orla – Além do último dia de feira no Centro de Convenções, o encerramento do evento ocorreu na orla de Santarém, com shows de artistas paraenses, que animaram o público presente.