POLÍTICA

PT do Pará comemora 45 anos de história

O evento contou com a reunião de lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais e a presença de autoridades.

Pará - O Partido dos Trabalhadores do Pará (PT-PA) celebrou os seus 45 anos de história com uma programação especial, no sábado (15), no Sindicato dos Bancários do Pará, em Belém. O evento contou com a reunião de lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais e a presença de autoridades do partido a nível nacional e estadual. A comemoração também abordou os debates preparatórios para a COP-30, apresentações culturais e feirinha da economia solidária.

O aniversário foi aberto à militância e ao público em geral. No primeiro horário da programação, que iniciou às 16h, foi realizada uma mesa de debate com o tema “O papel do PT e dos movimentos sociais na COP-30 e no debate sobre a Amazônia”.

A conversa reuniu membros de universidades, dos movimentos sociais e das bancadas estadual e federal do PT que abordaram propostas de engajamento nas pautas sobre o cenário de crise climática, como forma de engrandecer o debate no evento internacional.

Durante coletiva de imprensa, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, afirmou a relevância do partido na luta pelos direitos dos trabalhadores. “No Pará, o PT tem uma história de muito tempo, de lutas sociais importantes, pela reforma agrária, o processo de estruturação do partido, figuras importantes do movimento sindical também, o partido já teve a oportunidade de governar o estado do Pará. Sem dúvida é uma força importante, não somente no conjunto do nosso partido, mas no cenário político estadual e

nacional”, afirmou.

“A mim parece que é um momento a ser comemorado e uma afirmação de luta e fortalecimento do PT, que hoje tem senador, parlamentares estaduais e federais, que exercem um papel importante no PT nacional”, destacou.

O presidente estadual do PT no Pará, senador Beto Faro, destacou os próximos passos do partido no estado, onde há cerca de 40 mil novos filiados.

REUNIÃO

“Fizemos uma bela reunião com o nosso diretório, de análise de conjuntura, de montar os desafios, de ampliação do nosso partido. Agora é preparar o nosso partido, montar uma nova direção, preparar uma chapa forte para eleger uma bancada forte de deputados estaduais, ampliar a nossa bancada de deputados federais, participar do processo majoritário do estado e ajudar nesse processo de construção para reeleger o presidente Lula, que é o principal objetivo tirado hoje pelo nosso diretório estadual”, afirmou.

No ato político com o presidente nacional do partido, o deputado estadual Dirceu Ten Caten, ressaltou mais uma conquista compartilhada pelo partido: a criação da Comissão do Meio Ambiente pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a qual é presidida pela deputada estadual Maria do Carmo.

“Quero aqui dizer que o PT é essa ferramenta de luta, o partido organizado em todo o território do estado do Pará. Nós somos uma ferramenta permanente de luta e que dá voz à classe trabalhadora. Partido que tem sede aberta na capital e em muitos municípios. Então vida longa, viva o maior partido da América Latina!”, finalizou o líder da bancada do partido no estado.