Pará

Prosel 2023: Ufra inscreve para 1.120 vagas em 42 cursos; saiba mais

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) estão com inscrições abertas em diversos concursos
A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) irá ofertar 1.135 vagas em cursos de graduação na edição 2024. Foto: Ufra/Divulgação

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) está recebendo até a próxima quinta-feira, 13, inscrições para o Processo Seletivo Próprio (PROSEL) 2023, que visa preencher mais de mil vagas em cursos de graduação gratuitos em diversas áreas.

O Prosel Ufra 2023 oferta 1.120 vagas próprias em 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Porém, o número de vagas pode crescer, pois as que não forem preenchidas no Sisu serão incorporadas no Processo Seletivo da universidade. Para concorrer a uma vaga, os candidatos poderão optar por uma das duas últimas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições vão até às 23h59 de amanhã (13), horário de Belém.

Metade das vagas no Prosel será destinada para ações afirmativas por meio da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) para candidatos que estudaram o Ensino Médio integralmente em escola pública, de baixa renda, pessoas com deficiência e pretos, pardos e indígenas. É no momento da inscrição que o candidato deverá optar por concorrer nessas cotas. A distribuição de vagas por cota pode ser conferida no Edital.

Para evitar possíveis fraudes, os candidatos aprovados que se autodeclararem pretos e pardos passarão por um processo complementar de heteroidentificação, no qual uma banca o avaliará baseando-se nos aspectos fenótipicos do próprio candidato e não na sua ascendência.

A Ufra também terá reserva de vagas para candidatos autodeclarados surdos no curso de Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais), no campus Belém.

Os calouros do Prosel, iniciarão as atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2023, que iniciará no dia 12 de junho. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, cujo início será no segundo semestre.