Pará - Um ecossistema de soluções integradas, atuando em frentes essenciais, com o objetivo de criar um novo paradigma no tratamento de vítimas de escalpelamento no Pará. Este é o mote do projeto Renova Amazônia, uma realização da Ampla Amazônia Plataforma de Liderança, que no dia 23 de setembro terá seu pontapé inicial em um jantar oferecido na Casa COP do Espaço Leal Moreira.
À ocasião, o cirurgião plástico Eduardo Fakiani (SP) e o dermatologista Paulo Viana (PA), anfitriões nacional e local, respectivamente, vão detalhar a proposta no intento de ampliar a quantidade de parceiros envolvidos. Causado por acidentes com os eixos expostos dos motores de pequenas embarcações, as “rabetas”, o escalpelamento resulta em desfiguração severa e trauma psicológico profundo, atingindo gravemente crianças e adultos.
A iniciativa é dos escritórios Pinheiro e Mendes Advocacia (PMA) e Fonseca Brasil Advogados, e ainda da Leal Moreira, com realização da Ampla Amazônia Plataforma de Liderança. A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e primeira-dama do estado, Daniela Barbalho, é a embaixadora do Renova Amazônia. Fakiani, que já foi reconhecido com o prêmio “Mãos de Ouro” por suas contribuições em cirurgia micro reconstrutiva, descreve o projeto como inspirador.
“Eu sempre tive, na minha prática médica, a ideia de ajudar aquelas pessoas que ajudaram na minha formação de cirurgião plástico. A ideia de contribuir é oferecer meu nome, no sentido de mobilizar pessoas para verem a importância desse projeto, para aderirem, contribuindo para a formação e construção de próteses, extremamente necessárias para a recuperação da autoestima dos pacientes, bem como orientar cirurgiões plásticos naquilo que for necessários, melhorando sempre sua atuação”, explica o médico.
Durante o jantar do dia 23, que terá menu da chef Angela Sicilia, e em outros momentos posteriores, o cirurgião compartilhará suas técnicas inovadoras em reconstrução capilar, enxertos avançados e aplicação de biomateriais. “O paciente que recorre a uma cirurgia reparadora está mutilado. Por mais que, na cirurgia estética, a recuperação da autoestima seja super importante, você recuperar uma mutilação, sem sombra de dúvidas, é muito mais impactante”, garante Eduardo Fakiani.
O advogado Giussepp Mendes, um dos sócios da PMA, acredita que o Renova será um marco de capacitação e troca de conhecimento. “Será uma oportunidade única para compartilhar técnicas, inovações, estratégias médicas e toda a expertise que o Dr. Eduardo Fakiani e o Dr. Paulo Viana acumularam ao longo de suas carreiras. Será uma grande oportunidade de aprendizado, inspiração e conexão com o foco em fortalecer a Medicina Reconstrutora no Pará e ampliar o impacto dessa iniciativa em toda a Amazônia”, analisa.
“Sabemos que a recuperação de uma vítima de escalpelamento passa por várias questões, que vão além do tratamento médico, das próteses capilares. Quem passa por isso precisa de assistência em muitos aspectos, e é por isso que queremos que este seja um projeto amplo, de muitos parceiros, que possam doar seu tempo, sua expertise para ajudar que essa recuperação seja plena”, justifica Giussepp.
Parceiros confirmados
Antes mesmo do lançamento oficial, o Renova Amazônia já tem como parceiros o Sebrae Pará, Grupo CM – Cassius Martins, Fazenda Carioca, Radio News, Radio Com, e a expectativa é de que mais nomes se juntem a esta iniciativa.
O diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno, destaca o fato de o Renova Amazônia propor soluções de prevenção, capacitação e cirurgia reparadora, assim devolvendo dignidade e esperança a muitas mulheres e crianças da região.
“O Sebrae decidiu se somar a essa causa porque acreditamos que o desenvolvimento sustentável começa pelas pessoas. Não existe futuro próspero sem olhar para as nossas comunidades e para os desafios que elas enfrentam. Apoiar essa iniciativa é estar coerente com a nossa missão: gerar oportunidades, fortalecer vidas e transformar realidades, conectando a força do empreendedorismo com o cuidado humano e ambiental. É assim que construímos uma Amazônia mais justa, inovadora e resiliente”, reforça o gestor.
O empresário e cabeleireiro Cassius Martins já é engajado na causa há vários anos, e por muito tempo estimulou a doação de cabelo em seus salões, que era destinada à Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam). “Estamos falando de pessoas que, além das dores físicas do acidente, por vezes perdem convívio familiar, os maridos abandonam, a pele fica suscetível a alergias quando o couro cabeludo é arrancado dessa forma. Acho que o grande mote desta campanha é mostrar a realidade de quem passa por isso”, avalia.
Serviço:
Lançamento Renova Amazônia
Jantar oferecido pela chef Angela Sicilia
23 de setembro de 2025, terça-feira
Casa COP – Espaço Leal Moreira (Av. Visconde de Souza Franco)
Uma iniciativa dos escritórios Pinheiro e Mendes Advocacia (PMA) e Fonseca Brasil Advogados, e ainda da Leal Moreira, com realização da Ampla, plataforma de liderança.