Pará

Projeto incentiva uso da tecnologia entre crianças e adolescentes

Iniciativa objetiva inserir os jovens no mundo da tecnologia e fortalecer a cidadania digital, direito garantido ao indivíduo de ter acesso às ferramentas tecnológicas. Foto: Ag. Pará
Iniciativa objetiva inserir os jovens no mundo da tecnologia e fortalecer a cidadania digital, direito garantido ao indivíduo de ter acesso às ferramentas tecnológicas. Foto: Ag. Pará

As Usinas da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, desenvolvem o projeto “Geração Digital Kids”, coordenado pela Fundação ParáPaz, que abrange um curso de informática voltado a crianças e adolescentes de 12 a 15 anos. Entre os objetivos principais estão o de inserir os jovens no mundo da tecnologia e fortalecer a cidadania digital, direito garantido ao indivíduo de ter acesso às ferramentas tecnológicas.

“Idealizamos esse projeto para fazer com que crianças e adolescentes utilizem as tecnologias de uma maneira que traga desenvolvimento da vida deles e de suas famílias. Focamos em softwares que eles precisarão usar na escola e na faculdade. Eles são bombardeados de informações o dia inteiro e cotidianamente precisam ter a percepção de que existem informações que são válidas e que não são válidas”, explica Paulo de Tarso Souza, professor de informática da Fundação.

A metodologia usada mescla aulas teóricas, práticas e expositivas para garantir que os jovens tenham a oportunidade de criar conteúdo sozinhos. O curso tem duração de três meses, com uma carga horária de três horas semanais, distribuídas em dois dias da semana.

Luana Siqueira é uma das 30 alunas do projeto na UsiPaz do Icuí-Guajará e vê no “Geração Digital Kids” uma oportunidade de crescimento.

“Já aprendi várias coisas novas, como criar slides que posso usar para as minhas apresentações na escola e já estou ansiosa para aprender a editar vídeos. Acho muito importante as atividades da Usina, porque nós, jovens, não ficamos mais nas ruas e melhora a nossa vida com o estímulo de aprender. Antes não tínhamos essa oportunidade. Já fiz inglês aqui e atualmente, além da informática, faço vôlei”, conta.

O “Geração Digital Kids”, de acordo com o professor, tem papel fundamental no alerta a crianças a jovens sobre o mundo digital.