
Um projeto desenvolvido pelo Instituto Mondó, em Breves (PA), busca melhorar o desempenho escolar dos estudantes do município com a instalação de sistemas de filtragem e purificação de água nas escolas públicas da comunidade.
A medida parece simples, mas está relacionada não só com índices de frequência escolar, como revela, também, neste Dia Mundial da Água, celebrado dia 22 de março, o quanto o acesso a este recurso natural – abundante do Arquipélago do Marajó – em condições próprias de consumo, ainda é uma barreira a ser derrubada.
Ainda em fase piloto, o projeto implantou filtros e purificadores de água em seis das dez escolas públicas contempladas no projeto, garantindo que estudantes e professores tenham acesso a água limpa e segura.
“As unidades de ensino foram selecionadas após um diagnóstico detalhado da qualidade da água, do acesso ao saneamento pela comunidade escolar e das faltas escolares. Com a instalação desses filtros, poderemos testemunhar um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, reduzindo significativamente doenças transmitidas pela água e, consequentemente, as faltas escolares”, explica Huan Tupinambá, coordenador da dimensão de Saúde, Moradia, Água e Energia do Instituto Mondó.
Acompanhamento
A fim de assegurar o sucesso do projeto, o Instituto Mondó fará o acompanhamento da qualidade da água através de análises físico-químicas e microbiológicas. Essas verificações ocorrerão antes e depois da instalação dos filtros, além de serem realizadas periodicamente a cada seis meses.
As amostras coletadas passarão por avaliações que incluem parâmetros físico-químicos, como caracterização da água, detecção de metais pesados e nutrientes derivados de esgoto doméstico, entre outros. No campo microbiológico, serão investigados coliformes totais e Escherichia coli. No total, mais de 100 parâmetros serão analisados.
Próximos passos
Essas informações serão imprescindíveis para as próximas etapas do projeto, que incluem a resolução das adequações necessárias para o pleno funcionamento dos filtros já instalados e a ampliação do número de escolas a receberem o sistema.
“Além disso, esses dados vão ajudar a fortalecer as capacitações para professores, gestores e outros atores da comunidade escolar. Nossa intenção é garantir que a utilização e manutenção dos filtros ocorra de maneira adequada e que todos possam ser responsáveis pelo sistema, uma vez que todos serão beneficiados”, explica Carolina Maciel, diretora executiva do instituto.
Em outra etapa, haverá a entrega de recipientes apropriados para o armazenamento da água tratada aos familiares dos alunos, assegurando o consumo seguro pela comunidade. Depois, será estabelecido um plano de monitoramento contínuo dos filtros instalados, permitindo acompanhar seu desempenho, prever manutenções preventivas e identificar eventuais necessidades de ajustes.
Dessa forma, o Instituto Mondó reafirma seu compromisso em promover soluções sustentáveis e duradouras para o acesso à água potável nas escolas, contribuindo para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar com resultados que farão a diferença na vida dos estudantes e das suas famílias.
“O intuito maior dessa iniciativa é promover a preservação dos recursos naturais e a promoção da justiça hídrica para comunidades vulneráveis. O acesso à água potável é um direito fundamental e, por meio desse projeto, mostramos que soluções inovadoras e colaborativas podem transformar realidades”, frisa Huan.
Crise hídrica
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para refletir sobre a importância da água potável e do saneamento básico. O relatório “Progress on Household Drinking Water, Sanitation and Hygiene” (Progresso sobre Água Potável, Saneamento e Higiene nas Residências), publicado em 2021 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e UNICEF em parceria com a ONU, indica que 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável gerenciada de forma segura e, em municípios como Breves, essa realidade ainda é um desafio diário.
A falta de saneamento básico e água potável impacta diretamente a saúde e a educação, especialmente das crianças, que são mais vulneráveis a doenças transmitidas pela água contaminada, problemas apresentados com frequência por quem vive em localidades onde não há tratamento adequado de água.
Instituto Mondó
O Instituto Mondó é uma organização sem fins lucrativos que atua na transformação de escolas em plataformas de soluções para os desafios da comunidade. Atuante desde 2020 no Marajó, a partir de Breves, o instituto desenvolve de forma colaborativa ações e projetos inovadores divididos em quatro dimensões: educação, saúde, desenvolvimento econômico e infraestrutura (moradia, energia e água).
A organização tem como propósito empoderar pessoas, promovendo a melhoria educacional para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural das comunidades vulneráveis da Amazônia, desenvolvendo a sustentabilidade numa perspectiva multidimensional.