ESTUDANTES E PROFESSORAS

Programa Futuras Cientistas inscreve até esta sexta-feira

Programa tem como objetivo promover a participação de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Básico têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscrever. Foto: Divulgação
Alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Básico têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscrever. Foto: Divulgação

Dois projetos de professoras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram aprovados em chamada do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O Programa é uma iniciativa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como objetivo promover a participação de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras do Ensino Básico têm até esta sexta-feira (30) para se inscrever nas imersões científicas do Programa. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.

Alunas e professoras de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, e Parauapebas, município do sudeste paraense, poderão concorrer para participar de um dos projetos apresentados pela Uepa, nos campi XIX e XXIII. Em Salvaterra, a professora Jéssica Herzog Viana é a responsável pelo Projeto “O mundo é dos insetos: da megadiversidade à proteína sustentável”, enquanto o Projeto “Vida em miniatura: Descobrindo a biodiversidade microscópica” será realizado no campus da Uepa em Parauapebas, sob a coordenação da professora Pryscilla Denise Almeida da Silva.

MULHERES

O “Futuras Cientistas” integra um conjunto de ações do governo brasileiro para ampliar a participação das mulheres no campo da ciência. Segundo a professora Jéssica Viana, “isso é crucial no contexto brasileiro, onde as mulheres já representam a maioria entre os ingressantes no Ensino Superior, mas ainda enfrentam barreiras significativas na produção científica em muitas áreas acadêmicas. Embora elas estejam bem representadas na graduação, a participação como líderes em publicações científicas é desproporcionalmente baixa”.

Para a professora, além de buscar equidade de gênero, essas iniciativas “asseguram que as perspectivas femininas sejam refletidas na ciência, gerando impacto tanto acadêmico quanto social”.

Outro aspecto da execução dessas propostas nas regiões Norte e Nordeste do País é a descentralização dos projetos científicos e de extensão. Na avaliação das professoras participantes da chamada, os editais contribuem para a redução das desigualdades regionais, promovem desenvolvimento local e criam oportunidades para que as populações fora do eixo Sul-Sudeste também se envolvam ativamente na produção de conhecimento, a partir de suas necessidades e realidades específicas.

“É de grande importância despertar o interesse pela ciência, desenvolver habilidades críticas e ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais de meninas e mulheres”, reiterou Jéssica Viana.

As atividades dos projetos serão desenvolvidas em janeiro de 2025. Também haverá auxílio de R$ 600 para cada uma das 470 participantes selecionadas.

Mais informações estão disponíveis em https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas