Em solenidade de reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada na última quarta-feira, 12 de julho, a professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Paula Cruz Schneider, foi agraciada com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico. A honraria é entregue pela Presidência da República a entidades e pesquisadores(as) com notória contribuição para a ciência brasileira.
Bióloga, geneticista e grande liderança científica da Amazônia reconhecida nacionalmente, Paula Schneider havia sido condecorada com a medalha em 2021, mas renunciou à honraria em solidariedade à médica sanitarista Adele Benzaken e ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, cujas medalhas foram revogadas pelo então presidente. Outros 20 cientistas também assinaram conjuntamente a renúncia à medalha à época e, em 2023, foram homenageados na cerimônia e puderam celebrar a honraria.
Formadora de gerações de pesquisadores(as) atuantes na Amazônia, Paula Schneider disse estar honrada em receber a medalha das mãos do novo presidente da República e celebrou as boas perspectivas para a ciência nacional:
“Com uma imensa alegria recebi, em 2023, a notícia da retomada do processo iniciado em 2021, agora com a devida condecoração da lista completa dos indicados. Sem dúvida, uma forte injeção de ânimo, potencializada por outros tantos resgates para a vida científica brasileira que foram anunciados na cerimônia da reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia”.
E completou: “A Ciência voltou em sua plenitude ao nosso País, com bons ventos soprando em direção à Amazônia. Em agosto deste ano realiza-se, em Belém, a reunião da cúpula da Amazônia; em 2024, ocorrerá a reunião da SBPC; em 2025, teremos muita honra em receber a COP 30. A ciência voltou, dizia o slogan da cerimônia de entrega das medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico. Resta nossa esperança de que esses bons ventos se transformem em ventania”.
A cerimônia reuniu diversos(as) ministros(as) de Estado, parlamentares, dirigentes de entidades educacionais e científicas e reitores(as) de universidades federais, como o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que integra o CCT como representante titular da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Para o dirigente, “A UFPA sente-se muito honrada com a premiação da Professora Paula Schneider, um merecido reconhecimento de sua contribuição à ciência e, em particular, à ciência na Amazônia. É também uma grande alegria que a homenagem aconteça no momento em que o país resgata o prestígio e o valor da ciência para o desenvolvimento nacional”.
Fonte: UFPA