A professora e pesquisadora da UFPA Marcele Passos foi uma das(os) 28 embaixadoras(es) aprovadas(os) para integrar a primeira edição do Programa Embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O objetivo do programa é reunir pesquisadores de universidades para que desenvolvam pesquisas e acessem os equipamentos e tecnologias do centro na realização de seus experimentos. Esta primeira edição é voltada apenas para profissionais que atuam nas Regiões Norte e Nordeste, como uma forma de fortalecimento das ações de capacitação e divulgação do CNPEM nessas regiões.
O Programa Embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais vai possibilitar que as instalações modernas e tecnológicas dos laboratórios que integram o espaço possam ser utilizadas por pesquisadores e estudantes de diferentes comunidades acadêmicas, com a possibilidade, ainda, do recebimento de um auxílio para o custeio de deslocamento e hospedagem para o período de desenvolvimento das pesquisas. Como responsabilidade, é esperado que as(os) embaixadoras(es) também realizem ações para o esclarecimento de dúvidas sobre o centro, via webinars e outros eventos, assim como proponham formas de capacitação para que a comunidade científica tenha conhecimento sobre as maneiras de acessar a estrutura e as tecnologias disponíveis no espaço.
“O CNPEM é um centro de reconhecimento nacional e, talvez, um dos poucos, considerando o mundo todo, com elevada infraestrutura, o que é fundamental para maximizar o potencial das atividades de pesquisa. Então, com esse apoio do CNPEM, várias pessoas vão poder ter acesso a equipamentos de ponta e laboratórios especializados, além de ter conexão com uma rede de especialistas que podem enriquecer várias pesquisas e acelerar a implementação de tecnologias. De fato, é um suporte essencial para viabilizar projetos que poderiam levar muito tempo caso não tivessem acesso a esta infraestrutura”, ressalta a nova embaixadora, professora Marcele Passos.
Com toda essa estrutura disponível, divulgada pelas(os) novas(os) embaixadoras(es), a expectativa é que a abertura do espaço possa gerar um impacto positivo tanto no campo científico como na sociedade de forma geral, uma vez que vai possibilitar o desenvolvimento de novas soluções para as demandas dos cenários científico, tecnológico e de saúde do Brasil.
“Para mim, é uma grande honra ter sido escolhida nesta primeira edição. Em especial, por considerar o pioneirismo dessa iniciativa, que vai valorizar e impulsionar a ciência em nosso país, principalmente democratizando o acesso à infraestrutura e ciência às regiões menos favorecidas, como as Regiões Norte e Nordeste. Neste sentido, traz um senso de responsabilidade e orgulho muito grande, porque sinto que vou colaborar para difundir a importância da pesquisa científica e, também, vou contribuir com o avanço de vários projetos científicos e sustentáveis”, comenta a professora Marcele Passos, que, na UFPA, coordena o Laboratório de Biomateriais, Bioprodutos e Tecnologias de Biofabricação (Labbio 3D/UFPA)
Sobre o CNPEM – O CNPEM é um centro nacional de pesquisas voltado para o desenvolvimento de soluções criativas nas áreas de energia, materiais e biociências.Entre as suas missões, está a integração de competências em laboratórios nacionais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
O centro, que funciona sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), opera quatro laboratórios nacionais, reúne equipes multitemáticas, trabalha linhas estratégicas de investigação, atua na formação de pesquisadores e estudantes e possui projetos inovadores em parceria com o setor produtivo.
Fonte: UFPA