
O projeto “Leitura em Movimento”, desenvolvido pela professora da Rede Estadual, Cristiane Caetano, que atua no Domingos Acatauassu Nunes, está entre os 15 finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação, e também é Embaixadora da iniciativa. A premiação é promovida pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, em reconhecimento às melhores práticas de inovação em educação no Brasil. Nesta quinta-feira (27), a professora participou de uma live com a produção do Prêmio, para apresentar a iniciativa a um júri com notório conhecimento no campo da educação e a integrantes da equipe do programa.
O projeto surgiu em 2017, idealizado pela professora Cristiane Caetano, que, ao perceber a necessidade de incentivar a leitura entre seus alunos, começou a contar histórias para as crianças. Com o tempo, notou o aumento do interesse dos pequenos e passou a integrar a leitura de forma mais constante em suas atividades. Esse momento marcou o início do projeto, que, aos poucos, fez com que as crianças passassem a ler e compartilhar suas próprias histórias com a professora, gerando um ciclo de aprendizado e participação.
“Este é um projeto que tem baixo custo pois o principal elemento para fazer o projeto funcionar é o amor. Porque assim, com leitura, com conversa, a gente vai transformando vidas. E o local onde a gente desenvolve esse trabalho são escolas periféricas da cidade. Então a gente abarca pessoas que teoricamente não têm muitas outras oportunidades. E a gente foi escrevendo esse trabalho e grandes resultados. Trabalhamos em inclusão, não só social, mas as pessoas com deficiência, através da educação. Então isso para a gente é mudar vidas e a essência dele é essa, é procurar mudar a realidade dos envolvidos através da educação”, conta a professora.