Pará

Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público

Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público Procuradoria do Estado inaugura serviço único de atendimento ao público
O cidadão poderá recorrer ao SAC/PGE de forma presencial ou por telefone para buscar informações sobre o andamento de processos judiciais e outros. Foto: Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
O cidadão poderá recorrer ao SAC/PGE de forma presencial ou por telefone para buscar informações sobre o andamento de processos judiciais e outros. Foto: Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) inaugurou, nesta terça-feira (07), um novo setor de atendimento ao público. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC/PGE), que funcionará como uma porta de entrada única para o fornecimento de todo tipo de informação relacionada aos serviços ofertados pela instituição, incluindo o andamento de processos judiciais e administrativos.

“O SAC é fruto de uma iniciativa muito feliz desta gestão, que se preocupou em conhecer todas as demandas recebidas diariamente pela PGE e como o cidadão, que pode ser um advogado ou o público em geral, era atendido, se ele conseguia sanar suas dúvidas e ser direcionado corretamente ao setor responsável. Este levantamento gerou um relatório extenso, a partir do qual conseguimos projetar um novo setor destinado exclusivamente ao usuário externo. Então, a partir de hoje, não importa qual seja a demanda, o cidadão será direcionado ao SAC, onde será atendido por uma equipe capacitada e treinada para facilitar o seu acesso ao serviço desejado”, explicou a procuradora do Estado, Gabriela Dinelly, coordenadora do SAC/PGE.

A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã desta terça-feira (07), no prédio anexo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), localizado no bairro de Batista Campos, em Belém, onde já está funcionando o atendimento do SAC/PGE.

O evento contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, do procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, da procuradora-geral adjunta administrativa, Adriana Gouveia e da procuradora-geral adjunta do Contencioso, Ana Carolina Gluck Paul, além de procuradores e servidores da casa.

“Que a gente consiga entregar este serviço tão importante para o cidadão, para o usuário do serviço da Procuradoria-Geral do Estado. O que muda a vida das pessoas são ações concretas e vemos o serviço público em outro patamar. Que as pessoas possam vir aqui, de fato, resolver o que precisam, sabendo para onde se dirigir”, concluiu Hana Ghassan, vice-governador do Pará.

Serviço – O cidadão poderá recorrer ao SAC/PGE de forma presencial ou por telefone para buscar informações sobre o andamento de processos judiciais e administrativos; débitos protestados; pagamento de precatórios e RPVs; atendimento ao contribuinte (origem, pagamento e parcelamento); pedidos de acordo ou cópia de pareceres, PADs e outros documentos que estejam tramitando na PGE; Cédula C de pagamento de acordo ou decisão judicial; recebimento e tratamento dos SICs; além de pedidos de agendamento de reunião.

“O relatório identificou mais de 30 questões demandadas pelo público à PGE. Cada um destes serviços tinha um fluxo diferente, então, funcionava de forma descentralizada, o que dificultava que estas demandas fossem atendidas com eficiência. Acabava sendo confuso procurar nossos serviços. O que há de inovador é que estamos concentrando estas mais de 30 questões identificadas e até outras que vierem a surgir, em uma única porta de entrada, a qual vai fazer o direcionamento correto de cada demanda. O cidadão só vai precisar vir aqui no prédio do SAC, ou fazer este acesso por telefone, informar sua dúvida ou a informação que ele deseja obter e, daqui, já será direcionado ao setor correto. Muito mais do que criarmos um novo espaço, é construirmos a imagem da PGE à sociedade de que o seu atendimento ao público é eficiente, resolutivo, mostrando que a pessoa vai vir aqui e será bem acolhida, que possamos bem cumprir nosso papel como servidores públicos”, disse o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.

O SAC/PGE funciona na Av. Conselheiro Furtado, nº 616, no horário das 9h às 16h. O telefone para contato é: (91) 3344-2727.